Logo Folha de Pernambuco

Festa do Morro 2024

Festa do Morro 2024 divulga programação religiosa; vítimas do desabamento do teto serão homenageadas

Celebração começa no dia 28 de novembro e vai até o dia 9 de dezembro

Nossa Senhora da ConceiçãoNossa Senhora da Conceição - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Faltando um mês até o dia de Nossa Senhora da Conceição, a Arquidiocese de Nossa Senhora da Conceição divulgou, na manhã desta sexta-feira (8), a programação religiosa completa da Festa do Morro de 2024, que acontece na Zona Norte do Recife.

Coletiva da divulgação da programação da Festa do MorroColetiva da divulgação da programação da Festa do Morro. Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

A celebração deste ano acontecerá dos dias 28 de novembro a 8 de dezembro. O dia 9 de dezembro será o pós-festa e também contará com programação. 

O tema da festa será os 120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro, em referência ao Jubileu de 2025 que a Igreja vivenciará no próximo ano.

"O Papa Francisco propôs para a Igreja Católica viver um Jubileu a cada 25 anos. Então a Festa do Morro da Conceição já traz essa temática para que todos os devotos que vierem esse ano já possa viver a experiência do ano jubilado da Igreja", explicou o Padre Emerson Borges, Reitor e Pároco do Sanuário de Nossa Senhora da Conceição.

Padre Emerson BorgesPadre Emerson Borges. Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco.

Na edição da Festa deste ano, serão homenageados Maria da Conceição França Pinto, 68, e Antônio José dos Santos, 54, vítimas fatais do desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em agosto deste ano.

"Eles serão lembrados em várias celebrações, e nós estamos com um projeto, futuramente, de lançar algo mais concreto para deixar a marca deles e um pouco da história, aqui no Santuário de Nossa Senhora da Conceição", disse o padre Emerson Borges.

Entrega do Santuário
Presente durante o anúncio da Festa do Morro, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, garantiu que a entrega do Santuário será feita antes do início da celebração.

"O Governo do Estado garante a entrega da obra no dia 27 de novembro - essa primeira etapa, com toda a parte da coberta definitiva feita. Além disso, o Governo vai garantir que a parte interna, ainda de maneira provisória, tenha climatização, sonorização, iluminação e cadeiras, para poder dar conforto aos fiéis", afirmou.

Priscila Krause, vice-governadora de PernambucoPriscila Krause, vice-governadora de Pernambuco. Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco.

A segunda etapa, que prevê a substituição de esquadrias de vidros e a recuperação de parte do acabamento, está prevista para o dia 12 de dezembro.

Programação
Ao todo, 93 celebrações religiosas serão realizadas, incluindo missas e novenas, dos dias 8 a 9 de dezembro.

A partir desta sexta, aliás, haverá eventos pré-festa. Os dias 17, 21, 23 e 24 também contarão com outras celebrações.

Ao todo, serão 944 voluntários que contribuirão na Festa. Confira.

Pré-Festa
08/11 - 19h30 - Santa Missa de envio dos voluntários, aos pés da imagem da Santa.
17/11 - 6h - Bike Romaria, com concentração no Parque da Jaqueira.
21/11 - 19h30 - Santa Missa de ação de graças aos patrocinadores e amigos da Festa
23/11 - 15h - Vivência Litúrgica
23/11 - 19h30 - Festa das comunidades
24/11 - 18h - Santa Missa e louvor da juventude

Festa
28/11 - 17h - Procissão de abertura, com concentração no Parque da Macaxeira.
28/11 - 19h - Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da Festa do Morro
29/11 a 07/12 - Santas Missas (7h, 9h, 11h, 14h e 16h), Momento Mariano (18h) e Novena Solene (19h30)
01/12 - Santas Missas Extras (8h, 10h e 11h - palco).
05/12   9h - Santa Missa do Exército Brasileiro.
07/12 - Santas Missas Extras (12h e 18h - Santuário / 8h, 10h e 15h - palco) 
08/12 - Santa Missa - Palco em frente ao Santuário (0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h) e Santa Missa dentro do Santuário (1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h).
08/12 - 14h30 - Procissão de encerramento (concentração no Cais do Apolo)
08/12 - 19h - Solene Celebração de Encerramento da Festa.

Pós-Festa
09/12 - Missas Pós-Festa (10h30, 16h e 19h30). 

Atrações culturais, segurança e abastecimento de água
Durante o evento, Priscila também garantiu que, através da Fundarpe, haverá atrações culturais e religiosas durante a festa.

Apesar da lista completa ainda não ter sido divulgadas, foi confirmado que o evento contará com nomes como Almir Rouche, Dudu do Acordeon e Thiago Brado.

Priscila também garantiu reforço no esquema de segurança e a ampliação da oferta de água

"Essa é uma queixa recorrente, que com o aumento da população no Morro, sempre tem problema com abastecimento de água. Então a gente está com a obra em curso para garantir o melhor abastecimento aqui no Morro da Conceição", disse.

Ainda segundo Prisicla, depois da Festa, haverá a finalização do serviço, em parceira com a Arquidiocese de Olinda e Recife. A primeira parte da obra custou cecra de R$ 1,4 milhão.

Investigações sobre o desabamento
Em contato com a Folha de Pernambuco, a Polícia Civil afirmou, por meio de nota, que as investigações sobre o desabamento do teto do Santuário estão em curso e que devem ser finalizadas em até 20 dias. Confira a nota na íntegra.

"A Secretaria de Defesa Social informa que esteve no local do desabamento, no Morro da Conceição, desde o primeiro momento, com as forças operacionais atuando prontamente no socorro aos feridos, assistência às famílias e nas investigações do ocorrido.

O Instituto de Criminalística ressalta que foi necessário ampliar o prazo inicialmente informado pela perícia devido à complexidade do caso, que inclui a análise de diversas documentações e a análise dos aspectos construtivos que não possuem projeto, bem como o retorno das equipes do IC ao local por diversas vezes para vistorias in loco.

A previsão é que o laudo seja entregue, no prazo de até 20 dias, às autoridades policiais competentes, responsáveis pela investigação do ocorrido. A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Vasco da Gama, está responsável pelas investigações e segue realizando todas as diligências necessárias para o esclarecimento do fato, incluindo as oitivas."

 

Veja também

Servidora vítima de feminicídio no Cabo de Santo Agostinho tentou terminar relacionamento
Crime

Servidora vítima de feminicídio no Cabo de Santo Agostinho tentou terminar relacionamento

Dezenas de detidos em manifestação proibida pró-Palestina em Amsterdã
Amsterdã

Dezenas de detidos em manifestação proibida pró-Palestina em Amsterdã

Newsletter