Logo Folha de Pernambuco

Celebração

Festa do Morro tem início com procissão pela Zona Norte do Recife e missa no Morro da Conceição

O festejo religioso completa 120 anos com homenagens a Antônio José dos Santos e Maria da Conceição França Pinto, que morreram no desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Festa do Morro 2024 Festa do Morro 2024  - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

A Festa do Morro, que em 2024 completa 120 anos, iniciou nesta quinta-feira (28), com uma procissão que percorreu grande parte da Zona Norte do Recife.

O entorno do Santuário de Nossa Senhora da Conceição ficou repleto de devotos, ainda com a memória viva pelo desabamento do teto em agosto. 

A Procissão da Bandeira partiu do Parque Urbano da Macaxeira, que fica no bairro da Macaxeira, por volta das 18h, até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, para o hasteamento da bandeira da festa, no mastro instalado em frente à igreja.

O cortejo religioso seguiu com os devotos pela avenida Norte, Largo Dom Luiz e rua Itacoatiara até o Santuário, que recebeu a Celebração de Abertura conduzida pelo bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, Dom Luiz Gonzaga Pepeu.

Diversas autoridades marcaram presença no primeiro dia da Festa do Morro. A vice-governadora Priscila Krause, o prefeito João Campos, além de outros membros do Governo Estadual e Municipal. 

Priscila Krause participou do cortejo do Parque da Macaxeira até a missa no Morro da Conceição. “Eu acompanhei desde o início [a procissão] podendo ver de perto a manifestação de fé, além do carinho e acolhimento das pessoas”.

Esta edição da Festa do Morro homenageia Antônio José dos Santos e Maria da Conceição França Pinto, que morreram no desabamento do teto do Santuário, que aconteceu em 30 de agosto deste ano. Mais de 20 pessoas ficaram feridas no acidente. 

A governadora Raquel Lyra entregou uma nova cobertura para o tempo na última terça-feira (26). O local ainda vai passar por uma segunda etapa da obra de requalificação a partir do dia 13 de dezembro.

"Este ano infelizmente aconteceu aquela tragédia, toda a equipe do governo trabalhou, primeiro no resgate e acolhimento das vítimas, e depois no restauro do Santuário. Essa semana conseguimos entregar o local seguro para acontecer a festa", disse Priscila. 

A celebração de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife, tem como tema em 2024: "120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro".

A programação com várias missas, novena e procissões segue até o dia 8 de dezembro, dia em que a Igreja Católica celebra o dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Devoção
Marly Candido
vai para a Festa do Morro todos os anos, desde a infância quando acompanhava sua mãe.

 "É muito emocionante para mim participar da Festa do Morro. Eu já acompanhava minha mãe e vinha todos os dias com ela. Minha mãe não está mais presente, mas eu a represento aqui. Eu sei que ela está junto à Nossa Senhora. Enquanto eu viver, eu vou sempre participar da Festa do Morro", disse Marly.
 

Veja também

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais
Austrália

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Casal de enfermeiros é encontrado morto dentro de carro em Itapevi
Violência

Casal de enfermeiros é encontrado morto dentro de carro em Itapevi

Newsletter