Logo Folha de Pernambuco

PADROEIRA

Festa do Carmo altera trânsito e itinerários de 31 linhas de ônibus no Recife; confira as mudanças

Paradas provisórias foram implantadas na pista leste da avenida Dantas Barreto. Festa começa no sábado (6)

Festa de Nossa Senhora do Carmo deve afetar o itinerário de 31 linhas de ônibusFesta de Nossa Senhora do Carmo deve afetar o itinerário de 31 linhas de ônibus - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Os itinerários de 31 linhas de ônibus que passam pela avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife, foram alterados por causa da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana.

O corredor principal de ônibus da avenida Dantas Barreto foi bloqueado pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) para veículos devido à montagem da estrutura de palco e do parque de eventos para a festividade.

Paradas provisórias foram implantadas na pista leste da avenida Dantas Barreto, por onde os ônibus passaram a trafegar, para atender à demanda de passageiros.

A festa começa apenas no próximo sábado (6), mas as alterações no trânsito estão valendo desde a última sexta-feira (28) devido à montagem da estrutura nas proximidades da Basílica.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, as mudanças serão válidas até 17 de julho, um dia após o encerramento da festa.

Sete paradas localizadas no trecho entre as ruas Tobias Barreto e São João, no sentido cidade/subúrbio, foram desativadas provisoriamente.

Os usuários dos ônibus devem embarcar ou desembarcar nas paradas provisórias implantadas na pista leste da avenida Dantas Barreto. 

As paradas provisórias foram implantas nos seguintes pontos:

- a primeira no canteiro central, no lado oposto à loja Casa Mak Singer, nº 719, logo após a Travessa São Pedro (via de acesso Pátio de São Pedro),
- e a segunda no canteiro central, no lado oposto à loja Mega Center, nº 909, junto à escada do Camelódromo, e à loja Thiago Cell.

O Grande Recife divulgou a lista das 31 linhas com itinerários alterados. Confira:

Missa de Nossa Senhora do Carmo Nossa Senhora do Carmo é padroeira do Recife (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)

Esquema de trânsito
A CTTU começou no último sábado o bloqueio do trânsito nos arredores da Basílica do Carmo. Ao todo, diz a autarquia, 108 agentes de trânsito atuam no esquema especial até 16 de julho. 

A via local da avenida está com tráfego aberto, porém tem estacionamento proibido em toda sua extensão até 16 de julho.

Motoristas que vêm da rua do Imperador devem seguir pela rua da Praia. Já os veículos que vêm da rua 1º de Março não poderão acessar a avenida Dantas Barreto.

Quem estiver na avenida Guararapes, por sua vez, deverá seguir pela via local da avenida Dantas Barreto e rua Siqueira Campos. O acesso da Praça da República para a Avenida Dantas Barreto também foi bloqueado.

A CTTU divulgou um mapa com o esquema especial. Confira:

Esquema especial de trânsito para a Festa do Carmo, no Recife (Arte: CTTU/Divulgação)

"A CTTU alerta que é essencial que os condutores observem a sinalização de proibição de estacionamento. A orientação é para que os condutores usem transportes coletivos, de aplicativo ou táxis. Além disso, recomenda-se que os condutores estejam atentos ao grande número de pessoas nas ruas do entorno da Basílica do Carmo", alertou a CTTU.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar os agentes de trânsito no local, ou acionar a CTTU pelo teleatendimento, que é 24h no número 0800.081.1078.

Procissão de Nossa Senhora do Carmo
A procissão que encerra a Festa do Carmo será no dia 16 de julho. A saída está prevista para as 16h30 e os fiéis seguirão pelas seguintes vias: avenida Nossa Senhora do Carmo, avenida Martins de Barros, Palácio do Campo das Princesas, rua do Sol, avenida Guararapes e avenida Dantas Barreto.

Por volta das 19h, sairá, da Basílica do Carmo, uma carreata que seguirá pelas seguintes vias: rua Marquês do Herval, rua Floriano Peixoto, praça Visconde de Mauá, ponte Velha, rua da Aurora e avenida Cruz Cabugá, através da qual o cortejo vai dirigir ao município de Olinda.

Os bloqueios da procissão e da carreata serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos com a passagem do público, segundo a CTTU.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter