Logo Folha de Pernambuco

Ação social

Festival conecta jovens ao mundo do trabalho e promove inclusão social

O festival oferece uma série de serviços para adolescentes e jovens do Ibura e será hoje (27), a partir das 9h

Compaz Paulo FreireCompaz Paulo Freire - Foto: Prefeitura do Recife/divulgação

O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em parceria com a Prefeitura do Recife, promove o Festival Ibura de Oportunidades, nesta sexta-feira (27). O evento será na Ladeira Cohab, n° 10 - bairro do Ibura, das 9h às 16h, no Compaz Paulo Freire.

Durante o dia, serão oferecidos serviços de emissão de documentos civis, elaboração de currículo, inscrição para vagas de emprego e imunização. A ação tem o objetivo de conectar um mutirão de adolescentes e jovens do bairro ao mundo do trabalho e inclusão social.

A iniciativa pretende atender cerca de 300 pessoas e faz parte de uma parceria Unicef, Um Milhão de Oportunidades (1MiO), Organização Etapas e Prefeitura do Recife. 

O projeto 1MiO é uma iniciativa do Unicef, em parceria com governos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e agências da ONU. A Etapas é uma organização que atua com foco no Direito à Cidade, Direito das Juventudes e de Crianças e Adolescentes. 

Durante a programação do Festival, adolescentes e jovens, que precisarem colocar a documentação civil em dia, poderão contar com os serviços do #ExpressoRecife e emitir RG, CPF, carteira de trabalho e até 2ª via de certidão de nascimento. 

Além disso, será possível construir um currículo com o apoio de especialistas, os adolescentes e jovens poderão participar de oficinas e se inscreverem em oportunidades de formação profissional. 

O evento também facilitará o cadastramento para vagas de aprendizagem, estágio e emprego formal disponibilizadas pelo 1MiO e a plataforma GoRecife.  

Oficial de Educação do Unicef e coordenador da iniciativa 1MiO, Felipe Gonzalez, falou sobre o objetivo do festival.

“Nós pensamos um Festival que pudesse unir os serviços de garantia de direitos, com foco nos jovens que estão, neste momento, migrando dos ambientes de estudo para o mundo do trabalho. Queremos garantir que os adolescentes do Ibura tenham apoio para construir bons currículos a partir de suas experiências de vida, encontrar oportunidades de trabalho decente e tenham a documentação em dia para o momento da entrevista”. 

A Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef, Luiza Leitão, esclarece que o Festival também proporciona um momento celebrativo de um conjunto de atividades que vêm sendo feitas com adolescentes e jovens do Ibura, como parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF.

“Há quatro anos, estamos atuando com escuta, formação de competências e direitos, apoio à saúde mental, entre outras ações, destinadas a adolescentes do Ibura. O Festival vem como uma culminância desse percurso”, afirma.

Desde o início da iniciativa no bairro do Ibura, cerca de 1.700 adolescentes participaram de formações de competências para a vida e mais de 10 mil pessoas foram alcançadas com mensagens de cidadania e nas temáticas de igualdade de gênero, racismo, dignidade menstrual e saúde mental. 

De forma paralela, profissionais da área de saúde, educação e assistência, que atuam com adolescentes, também participaram de formações, e foram oferecidas ações de apoio psicossocial para quase 500 famílias do bairro.  

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter