MUNDO

Festival de cinema iraniano é proibido por utilizar foto de mulher sem véu

Cartaz tem a atriz Susan Taslimi sem véu no filme "A Morte de Yazdguerd", de 1982, um ano antes da lei que obriga o uso

A atriz iraniana Susan Taslimi no filme 'A Morte de Yazdguerd', de 1982A atriz iraniana Susan Taslimi no filme 'A Morte de Yazdguerd', de 1982 - Foto: Reprodução/IMDb

As autoridades iranianas proibiram um festival de cinema que havia publicado em seu cartaz de divulgação a foto de uma atriz sem véu, acessório obrigatório para mulheres na República Islâmica, informou um veículo oficial.

"O ministro da Cultura emitiu pessoalmente uma ordem para encerrar a 13ª edição do Festival de Curtas-metragens de Isfa, após o evento ter utilizado em seu cartaz de divulgação a imagem de uma mulher sem véu", informou na noite de sábado (22) a agência de notícias oficial iraniana Irna.

Fundado em 2008 pela Associação Iraniana de Curtas-metragens (ISFA, na sigla em inglês), o evento ocorre sempre em Teerã.

Para apresentar a edição prevista para setembro, a organização havia utilizado a foto da atriz iraniana Susan Taslimi no filme "A Morte de Yazdguerd", lançado em 1982.

De acordo com uma lei em vigência desde 1983, quatro anos após a Revolução Islâmica, mulheres nascidas no Irã e estrangeiras, independentemente de sua religião, devem usar um véu e vestidos largos em público.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter