Logo Folha de Pernambuco

Cais do Sertão

FIC reúne atividades de tecnologia e exibição de curta-metragens de estudantes municipais do Recife

Festival de Invenção e Criatividade acontece no Museu do Cais do Sertão com entrada gratuita

FICFIC - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Com atividades de tecnologia voltadas para alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife, o I Festival de Invenção e Criatividade da cidade (FIC) acontece esta sexta-feira (15) na cidade. A programação ocorre no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, e tem como tema "Do Cais ao Sertão: um caminho de descobertas". O acesso é gratuito e aberto a toda a população.

O evento, realizado pela Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Educação do Recife, conta com o VII Encontro Municipal de Audiovisual da Educação (EmCine), que vai até este sábado (16). No encontro, estudantes divulgam produções audiovisuais desenvolvidas ao longo do ano letivo. Os curtas produzidos são exibidos durante toda esta sexta-feira.

Alunos em sessão do EnCineFotos: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

No sábado, os estudantes e professores finalistas nas 23 categorias retornam ao Museu Cais do Sertão para a premiação do EmCine. Ao todo, 940 alunos de 52 instituições municipais de ensino do Recife foram envolvidos nas 241 produções do festival.

Segundo a Secretaria de Educação do Recife, o objetivo do FIC é dar oportunidade para que estudantes, educadores e seus familiares possam explorar materiais e tecnologias, com participação em atividades interativas e envolvimento em um ambiente de aprendizado. Já o EmCine tem a finalidade de valorizar e divulgar as produções audiovisuais desenvolvidas pelos estudantes e professores da rede municipal de ensino.

Algumas das atividades presentes na programação do FIC envolvem música, arte em argila, explorador kids voltado para a primeira infância, oficina de cavalo marinho, jogos teatrais, brinquedos ópticos, sustentabilidade e ecossistema marinho, oficina de monotipia, oficina de tirinhas, cabine de fotos e exposição de fotografias e HQs. No espaço, foram montadas salas com exposições diversas, que podem ser conferidas a qualquer momento.

"O projeto faz parte da agenda do Recife na promoção de Escolas Criativas, realizado em parceria com o MIT (Instituo de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos). Conseguimos reunir alunos para proporcionar justamente mais inovação e criatividade por parte dessas crianças e adolescentes, como foco em atividades voltadas para a tecnologia. É uma grande realização um projeto desse tipo e mais um passo de compromisso com a educação", afirmou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio. 

Oportunidade para um aprendizado diferenciado
A exibição dos curtas acontece no Museu Cais do Sertão. Coordenador do projeto na Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, Charles Medeiros ajudou os alunos dele na produção do mini-documentário "Mangue e as Catadoras de Sururu", um dos filmes exibidos nesta manhã.

"Primeiro, a gente fez a pesquisa na biblioteca para identificar os problemas que temos no mangue e no bairro do Pina (Zona Sul do Recife). A partir daí, passamos a conhecer os catadores de sururu que existem na região e fizemos entrevistas com moradores para poder compor o documentário", comentou o professor.

Uma das alunas envolvidas no curta, Mayanara Ellen, de 10 anos, que cursa o 5° ano na instituição, revelou que gostou muito da experiência e espera ser premiada.

"Foi muito bom poder gravar e fazer algo diferente das aulas. Foi muito legal poder aprender várias coisas e muito produtivo pra gente. A gente agora tá na expectativa para ganhar amanhã (na premiação)", disse a garota, com um sorriso no rosto. Além dela, participaram do mini-doc, Isadora Dayana, Marlon Daniel, Charles Henrique, Ana Sophia, Clara Nicole, alunos do 4° ao 5° ano da instituição.

Programação:

FIC, com EmCine - Sexta-feira (15)
Horário: 8h30 às 17h

EmCine - Sábado (16h)
Horário: 8h30 às 13h

Veja também

Newsletter