Logo Folha de Pernambuco

Devoção

Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora de Fátima em santuário no Recife

O prefeito João Campos participou de uma das missas desta manhã

Celebração em comemoração ao Dia de Nossa Senhora de FátimaCelebração em comemoração ao Dia de Nossa Senhora de Fátima - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

A sexta-feira (13) é de devoção no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, localizado no antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Soledade, área central do Recife. A data, consagrada à santa, lembra, segundo a liturgia cristã, a aparição de Nossa Senhora a três crianças na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
 
O prefeito do Recife, João Campos, participou da missa iniciada às 9h da manhã, ao lado da mãe, Renata Campos, e de um dos irmãos mais novos, José Campos. A família entrou no santuário carregando a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, também acompanhou a celebração.

“Hoje é um dia de grande emoção e alegria, o dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima. Nós somos devotos de Nossa Senhora de Fátima e eu tive a alegria de desde janeiro do ano passado de receber de Padre Mota a imagem de Nossa Senhora de Fátima e ela ficou na minha casa. E, como ele disse: ‘ela vai lhe ajudar a cuidar da Cidade e que você seja sempre também um guardião do nosso santuário”, comentou o prefeito
 
“Então, hoje a gente celebra e é muito bom a gente ter aqui o primeiro santuário do mundo de Nossa Senhora de Fátima, que reforça a nossa tradição, com uma cidade com forte marca cultural, histórica e religiosa como o Recife”, acrescentou Campos.

Para o reitor do Santuário de Fátima, padre Antônio Mota, as comemorações deste ano são ainda mais significativas por virem após os momentos mais críticos da pandemia causada pela Covid-19.

“É a ocasião de o povo retomar, depois de dois anos de pandemia, sem celebração presencial, e hoje o povo vem. Tanto é que, mesmo com a chuva, estão aí as pessoas. É um momento de agradecer, de pedir, estamos celebrando uma ação de graças pelo controle da pandemia, apesar de não estar ainda encerrada”, comentou.
 
Segundo o padre, as celebrações também são um momento para refletir sobre as conjunturas atuais do País.

“Viemos agradecer à Nossa Senhora por estarmos vivos, rezar por esse País, com uma intenção tão polarizante nessa coisa política. É preciso se entender, uma sociedade em conflito, que precisa se harmonizar, viver em uma sociedade plural, com todos os contrários, mas buscando o bem comum. Estamos vivendo essa situação social, com todo esse clima de desemprego, inflação, tudo isso que a gente já conhece. Mas o povo tem fé”, disse. 

O religioso também lembrou a época de criação do santuário do Recife, considerado o mais antigo do mundo dedicado à Nossa Senhora de Fátima, tendo sido fundado em 8 de setembro de 1935. “Em 1930, as aparições ainda não eram reconhecidas, mas era já de direito oculto. Então, a colônia portuguesa católica com os jesuítas portugueses da escola Nóbrega decidiram construir uma igreja no Colégio Nóbrega, mas preferiram fazer em estilo santuário”, explicou. 
 
A dona de casa Deise Vieira da Silva, de 62 anos, contou que todo dia 13 de cada mês vai ao santuário agradecer à santa, da qual é devota. “Eu venho agradecer uma graça que eu alcancei. A minha família me desprezou, eu morei muitos anos na rua, e hoje eu me encontro em uma residência e a minha família voltou a me procurar e está me amando cada dia mais”, comentou, emocionada.
 
Ela lembrou que era dependente de álcool e atribuiu à Nossa Senhora de Fátima o fato de ter conseguido se libertar do vício. “Eu era alcoólatra e hoje eu moro na minha casa junto com a minha filha e o meu neto. Eu sofri muito e hoje eu sou liberta, graças a Deus e a minha Nossa Senhora”, disse. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter