Padroeira do Brasil

Fiéis celebram Nossa Senhora Aparecida em paróquia no Recife

Nesta quarta-feira (12), a igreja dedicada à santa, localizada no bairro do Ipsep, possui programação especial

Fieis celebram Nossa Senhora AparecidaFieis celebram Nossa Senhora Aparecida - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Centenas de fiéis são esperados, hoje (12), nas celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, realizadas na paróquia dedicada à santa, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife. Com cinco missas ao longo do dia, a primeira delas iniciando às 5h da manhã e a última ocorrendo às 18h, com celebração de Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, a programação encerra os 12 dias de festa em homenagem à padroeira.

Também haverá cerimônia de batismo, recitação do rosário e procissão pelas ruas e avenidas do bairro, além de apresentação cultural do Padre Damião e Silva. Veja programação nas demais paróquias da arquidiocese aqui

Ontem (11), muitos fiéis já aproveitaram a noite para participar das celebrações. “Nossa Senhora Aparecida representa muita coisa para mim. Essa devoção que a gente tem por ela, pelas coisas que a gente pede a Jesus e ela intercede por nós, então já conseguimos a graça através dessa fé”, comentou a diarista Maria Bezerra da Silva, de 55 anos, que faz questão de acompanhar os 12 dias de festejos.

Dona Maria Lúcia, aposentada de 71 anos de idade, tem uma vida dedicada à santa. “Ela é tudo na minha vida, né? Tanto que eu faço parte da Legião de Maria, fui presidente da legião de Maria aqui paróquia e criei outros grupos da Legião Maria. Atualmente, fazia todos os andores daqui da igreja”, contou.

Também aposentado, João Carlos de Melo, 63, costuma participar de cada celebração. “Ela é a esperança de alguma coisa melhor na minha vida”, disse. A estudante Beatriz Vital, 23, frequenta a paróquia desde criança. “Nossa Senhora é tudo para mim, ela é uma grande intercessora na minha vida. Se eu estou aqui hoje na igreja foi porque ela me conduziu até Jesus de volta. Todo ano estou aqui, desde muito pequenininha, inclusive”, lembrou. 

A Santa Missa da véspera foi celebrada pelo padre João Carlos Magalhães Silva, que destacou que os devotos têm na santa a imagem de uma mãe. “Para o brasileiro, Nossa Senhora Aparecida é esta grande mãe que não nos desampara, que está sempre intercedendo por nós. E isso é importante até do ponto de vista psicológico na vida das pessoas, como também do ponto de vista da fé, assim como nós celebramos na igreja”, pontuou. 

Pároco da paróquia do Ipsep, o padre José Amaro dos Santos Neto ressaltou que a Festa da Padroeira é uma das mais aguardadas pelos fiéis e convidou a população a comparecer às celebrações de hoje. “Depois da Semana Santa, a Festa da Padroeira é a data mais importante da nossa paróquia, são 12 dias de festa”, disse. 

“Gostaria de convidar a todos os fiéis, católicos, cristãos, que desejarem vir, as portas estarão abertas a partir das 4h30 da manhã e só iremos fechar à meia-noite. Então, quem quiser render graças a Deus, pois também é um ano de gratidão, passando por essa pandemia, quem quiser vir à missa para também fazer suas preces e pedidos, sinta-se muito bem acolhido”, completou.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter