SÍNDROME DE PATAU

Filho de Zé Vaqueiro e Ingra Soares volta para a UTI, após parada cardíaca: entenda doença genética

A doença genética foi registrada pela primeira vez nos anos 60; no Brasil, existem exames no Sistema Único de Saúde (SUS) que a detectam durante o pré-natal

Cromossomos na Síndrome de PatauCromossomos na Síndrome de Patau - Foto: Internet/Reprodução

O filho de Zé Vaqueiro e Ingra Soares voltou a ser internado na UTI nesta sexta, dia 17, após sofrer uma parada cardíaca. Ingra compartilhou a notícia com os seguidores. O pequeno Arthur foi diagnóstico com uma malformação congênita decorrente do trissomia do cromossomo 13, chamada de Síndrome de Patau.

"Hoje, o Arthur teve uma parada cardíaca, já estamos com ele hospitalizado novamente na UTI. Uma síndrome cruel. Nos ajuda, Deus", desabafou Ingra.

O que é a Síndrome de Patau?
Ela é uma doença genética, causada pela repetição do cromossomo 13 com uma cópia a mais (o normal seria duas, nesta condição se apresentam três), que interfere diretamente no desenvolvimento do feto, o que resulta em problemas no sistema nervoso, defeitos cardíacos e a formação de fendas no lábio e céu da boca. A primeira descrição da síndrome foi feita na década de 1960, pelo geneticista Klaus Patau.

Quais são os sintomas da Síndrome de Patau?
Segundo especialistas, ela é mais comum de ocorrer em bebês de mulheres grávidas acima dos 35 anos. A detecção pode ser feita durante o pré-natal ou após o parto. No Brasil, alguns testes estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns dos sintomas mais comuns entre pacientes são:

Qual é o tratamento para Síndrome de Patau?
Não existe um tratamento fixo para Síndrome de Patau, mas o bebê deverá fazer acompanhamento médico pelo resto da vida. Já as complicações do quatro podem ser tratáveis. Os bebês que sobrevivem aos primeiros dias após o nascimento são cuidados de acordo com os seus sintomas.

Veja também

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién
Imigração

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel
Guerra

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel

Newsletter