Filhote de gato-do-mato-pequeno é resgatado no Litoral Sul
Animal é considerado o menor felino do Brasil, segundo o ICMBio
Um filhote de Leopardus tigrinus, popularmente conhecido como gato- do-mato-pequeno, foi resgatado por trabalhadores rurais, em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco.
O felino foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife.
De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), responsável pelo Cetas, os trabalhadores informaram que chovia muito quando eles escutaram o “choro” do felino, que estava perdido e assustado.
Leia também
• Pernambuco teve quase mil acidentes com animais peçonhentos no primeiro semestre
• Latino diz que perdeu R$ 30 milhões em corridas de cavalo
O animal foi levado para uma propriedade rural onde estava sendo cuidado pelos responsáveis. A dona entrou em contato com a CPRH e entregou o filhote.
No último sábado (14), o animal chegou à unidade da CPRH, onde foi alimentado corretamente e, em seguida, passou pelos cuidados de biólogos e veterinários.
De acordo com o gestor do Cetas Tangara, Yuri Valença, o gato-do-mato tem aproximadamente 20 dias de vida e que sob os cuidados do Cetas até que esteja em condições de ser liberado no seu habitat natural.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o gato-do-mato-pequeno é a menor espécie de felino do Brasil, possuindo porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico (Felis silvestris catus).
Os filhotes adquirem aprendizado de caça e sobrevivência com a mãe e por isso só podem ser soltos novamente na natureza caso venha a ter algum programa de reintrodução e monitoramento que comprove que será bem sucedida sua soltura no habitat natural.