Filhotes de tartaruga-marinha nascem na praia de Piedade
Ninho dos filhotes estava sendo monitorado por equipes da prefeitura
As areias da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, receberam o nascimento de 96 filhotes de tartaruga-marinha-olivacea, na tarde de quarta-feira (19). Segundo a prefeitura da cidade, o ninho estsava sendo monitorado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag), que isolou a área para evitar que pessoas interferissem no trajeto dos filhotes até o oceano.
De janeiro a agosto de ano, 2.391 filhotes de tartaruga-marinha conseguiram realizar o percurso entre a areia e o oceano, segundo o chede do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres da Semag, Adriano Artoni. Essa ação normalmente é acompanhada de perto por alunos das redes pública e particular de ensino de Jaboatão e por biólogos e ambientalistas convidados pela prefeitura para registrar e estudar o momento, mas essas atividades precisaram ser suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.
Leia também
• Mais 101 tartarugas-de-pente nasceram na praia do Janga, em Paulista
• Mais de 130 tartarugas-de-pente nasceram na praia de Enseada dos Corais, na RMR
Diversas placas móveis foram instaladas nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada para indicar a localização dos ninhos e o número de telefone da ouvidoria (0800 081 8899).
“Nosso trabalho de monitoramento é feito 24 horas por dia, sete dias na semana. Mas é imprescindível reforçar que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa”, pontuou Adriano Artoni.