Fim do estoque de imunizantes em Paulista acende alerta para outros municípios do Estado
Municípios aguardam envio de nova remessa por parte do governo estadual
O fim do estoque de imunizantes no município do Paulista acende o alerta para demais municípios do Estado, sobretudo aqueles que estão adotando medidas mais rígidas para conter a pandemia na região, como é o caso de Tracunhanhém, por exemplo, que impôs novas restrições para comércio e igrejas.
Na cidade, o estoque também está perto do fim. Seguindo o cronograma estabelecido pelo Estado, o município não especificou a quantidade de doses, mas afirmou que só tem imunizante suficiente para a segunda dose nos trabalhadores de saúde. O município tem 80 idosos vacinados, com 20 doses restantes para os demais, cujo estoque deve ser encerrado já na próxima sexta-feira.
Por conta da alta dos casos, Nazaré da Mata foi outro município que adotou medidas mais rígidas, suspendendo as aulas presenciais por 45 dias. A cidade recebeu 1.364 doses, das quais 1032 foram aplicadas. Receberam a primeira dose 664 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos residentes em asilos e idosos acima de 80 anos. Na segunda dose, foram feitas 368 aplicações, em profissionais da saúde e idosos residentes em asilo. Em relação a novas doses, o município aguarda uma nova remessa do governo estadual, e as doses restantes vão continuar beneficiando o mesmo grupo prioritário.
Leia também
• Jaboatão dos Guararapes vacina coveiros e agentes funerários
• Por falta de estoque, Paulista suspende aplicação da 1ª dose da vacina contra Covid-19
• Chega a São Paulo avião com mais 2 milhões de vacinas da Índia
Em todo o estado de Pernambuco, já foram aplicadas 354.132 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 268.846 são referentes à primeira dose. No total, foram feitas a primeira dose em 145.116 trabalhadores de saúde; 23.841 povos indígenas aldeados; 5.587 idosos em Instituições de Longa Permanência; 19.884 idosos entre 80 e 84 anos; 73.682 idosos a partir dos 85 anos, além de 736 pessoas com deficiência institucionalizadas.
Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 60.703 trabalhadores de saúde; 21.007 povos indígenas aldeados; 3.452 idosos institucionalizados e 124 pessoas com deficiência institucionalizadas; totalizando 85.286 pessoas que já finalizaram o esquema.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até ontem, somente Paulista comunicou oficialmente o término do estoque. A recomendação da pasta é que os gestores municipais façam esse relato assim que for detectado o término das doses dos imunizantes. "É importante que os gestores municipais relatem formalmente essa situação às suas respectivas Gerências Regionais de Saúde (Geres) ou ao Programa Estadual de Imunização", disse a pasta.
Todas as doses encaminhadas ao Estado pelo Ministério da Saúde já foram repassadas aos municípios, segundo a SES-PE, e agora aguarda nova remessa para o seguimento do plano de vacinação.
RMR
De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, o estoque existente é suficiente para garantir o esquema vacinal completo das pessoas agendadas dos grupos prioritários da etapa atual do Plano Recife Vacina, que contempla profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos. Em Olinda, já foram vacinadas 8.909 pessoas, somando todos os grupos com primeira e segunda dose.
Em Jaboatão já foram vacinadas 15 mil pessoas, entre profissionais de saúde da linha de frente, agentes de saúde de outras áreas e idosos acima de 80 anos, além de coveiros e agentes funerários. De acordo com o município, há uma expectativa para que mais um lote de mais 5 mil doses chegue ao município até a sexta-feira.
Agreste
Em Caruaru, no Agreste pernambucano, foram recebidas 12.740 doses, das quais 9.164 foram aplicadas. Dos 3.471 profissionais de saúde que receberam a primeira dose, 2.806 já receberam a segunda dose.
As doses já foram aplicadas também em 2.887 idosos acima dos 85 anos. A cidade ainda tem 3.576 doses, que continuam sendo aplicadas em profissionais da linha de frente da saúde e idosos com idade a partir de 85 anos, e aguarda novo recebimento dos governos federal e estadual.
Sertão
Assim como os demais municípios, Petrolina não tem previsão para novas doses. A cidade recebeu 11.826 doses e já aplicou 11.204. O público beneficiado neste momento são trabalhadores de saúde de clínicas privadas que têm médio risco de exposição ao coronavírus.