Logo Folha de Pernambuco

FINADOS

Finados: Cemitério de Santo Amaro, no Recife, recebe visitantes e missa neste sábado (2)

Cemitério de Santo Amaro é o maior e mais visitado da capital pernambucana

Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife, neste dia de FinadosCemitério de Santo Amaro, na região central do Recife, neste dia de Finados - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

O dia de Finados, feriado nacional celebrado neste sábado (2), é marcado por uma grande movimentação nos cemitérios do país. No Recife, em Santo Amaro, populares rezaram, cuidaram da memória dos falecidos com flores e velas. 

Missa de preceito para a comunidade católica, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, presidiu missa na capela do cemitério. 

O líder religioso ressaltou o exemplo de vida e morte de Jesus Cristo como caminho de esperança para os fiéis. "Hoje é um dia de memória, de recordarmos nossos entes queridos, de saudade, mas sobretudo de gratidão". 

 

Na foto: o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo JacksonNa foto: o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson // Rafael Melo/Folha de Pernambuco

"Hoje é um dia de pensarmos a morte redentora de Jesus na cruz, que nos lava com seu sangue de todo pecado. Cristo está vido e ressuscitado e essa é nossa esperança", refletiu Dom Paulo. 

 

Num dos túmulos mais visitados de todo Cemitério de Santo Amaro, a Menina sem nome, conhecida por abençoar e interceder a sociedade pernambucana, os populares trazem brinquedos, doces e acendem velas. 

Rosilene Albuquerque é devota Menina e afirma que já alcançou graças pela intercessão dela. 

"Tenho alcançado intenções minhas e de minha família. O que eu mais peço é saúde, prosperidade, união, isso eu vejo", começou. 

"Ela é um anjo que opera milagre na vida dos outros, um criança inocente e se não operasse milagre não seria assim com tanta gente com fé e devoção", concluiu. 

Arranjos e Flores
O dia de Finados também aquece o movimento de vendas de flores, arranjos e velas. 

Empreendimento do setor de floricultura há 40 anos, a Moura Flores enxerga a data com otimismo para geração de lucro. 

"Essa é a data mais importante para a gente. O fluxo de venda dobra, temos que contratrar mais pessoas para essa data específica. Temos que aumentar a quantidade de materiais, insumos, tudo na expectativa de muitos clientes", disse o administrador Vitor Moura.

Veja também

Adolescente morre baleado na França em crime ligado ao narcotráfico
frança

Adolescente morre baleado na França em crime ligado ao narcotráfico

Líbano relata onze feridos em bombardeio israelense no subúrbio de Beirute
MUNDO

Líbano relata onze feridos em bombardeio israelense no subúrbio de Beirute

Newsletter