Logo Folha de Pernambuco

otan

Finlândia oficializa, nesta terça (4), ingresso na Otan

O processo de adesão da Finlândia foi "o mais rápido na história moderna da Otan", disse o chefe da aliança militar

Finlândia oficializa amanhã ingresso na OtanFinlândia oficializa amanhã ingresso na Otan - Foto: Kenzo Tribouillard / AFP

A Finlândia se tornará, na terça-feira (4), o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e sua bandeira será hasteada na sede desse bloco em Bruxelas — anunciou o chefe da aliança militar, Jens Stoltenberg, nesta segunda.

"Amanhã (terça-feira) daremos as boas-vindas à Finlândia como 31º membro", disse Stoltenberg em entrevista coletiva às vésperas de uma reunião ministerial que marcará a entrada do país nórdico na aliança transatlântica.

O processo de adesão da Finlândia — destacou o funcionário norueguês — foi "o mais rápido na história moderna da Otan", e sua conclusão amanhã  "tornará a Finlândia mais segura, e a Otan, mais forte".

Na terça-feira, o representante da Finlândia deve entregar formalmente os documentos de adesão ao secretário de Estado americano, Antony Blinken, cujo escritório é o guardião do tratado de fundação da aliança militar.

No ano passado, no contexto da invasão russa da Ucrânia, a Otan convidou Finlândia e Suécia, formalmente, a aderirem à aliança transatlântica. A candidatura sueca ainda é alvo de veto por parte da Turquia, embora a posição esteja sendo disputada em intensas negociações.

Nesta segunda-feira, a enorme plataforma onde estão hasteadas as bandeiras dos 30 países-membros da aliança já exibia o mastro que receberá a da Finlândia na cerimônia de terça-feira.

Em sua coletiva de imprensa, Stoltenberg afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia "com o claro objetivo de ter menos Otan. Mas ele receberá exatamente o contrário em troca".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter