Logo Folha de Pernambuco

SRG

Fiocruz considera estável casos de síndrome respiratória grave no país

O sinal de crescimento leve está presente em todas as faixas etárias de 30 a 69 anos de idade, sendo elevado nas crianças

Foto: Fiocruz (Arquivo)

Leia também

• Brasil recebe mais um lote de vacinas da Pfizer contra Covid-19

• Irregularidades na qualidade do ar contribuem para propagação da Covid-19, afirma MPT-PE

• Número de mortos por tuberculose aumenta com pandemia de Covid-19

O InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (14), aponta que o cenário brasileiro é considerado estável para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mesmo com sinal de crescimento leve nas tendências de longo prazo - últimas seis semanas - e de curto prazo - últimas três semanas. 

O sinal de crescimento leve está presente em todas as faixas etárias de 30 a 69 anos de idade, no entanto, esse índice está fixado em patamar elevado apenas no caso das crianças.

Na população adulta, indivíduos com mais de 20 anos de idade, a covid-19 ainda é predominante nos casos de SRAG. 

“Finalmente, em função do avanço da cobertura vacinal de primeira e segunda dose entre adultos e jovens adultos, é de fundamental importância acompanhar a evolução de casos entre a população de crianças e adolescentes, bem como nos mais idosos, para um acompanhamento da tendência e nível de transmissão comunitária”, alertou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Estados

Segundo a Fiocruz, aumentou o número de estados com sinal de crescimento na tendência de longo prazo, embora na maioria deles o cenário seja de crescimento lento e ainda compatível com oscilação em torno de patamar estável. A única exceção é o Espírito Santo, que mantém crescimento em idosos de 70 anos de idade ou mais desde agosto. 

De acordo com o boletim, esse cenário é bem parecido com o início da trajetória do Rio de Janeiro rumo ao forte aumento de casos em idosos entre junho e agosto deste ano. Também é semelhante ao que acontecia no Distrito Federal desde agosto, mas interrompido nesta atualização do informativo. 

“Com o lento avanço da dose de reforço em idosos nos estados, o cenário de crescimento de casos graves na população em geral relatado, embora ainda seja lento, pode desencadear o mesmo efeito. Em função disso, é importante reforçar a necessidade de cuidado especial junto à população idosa frente ao avanço nas flexibilizações das medidas de proteção coletiva”, disse Gomes.

Veja também

Presidente eleito do Uruguai visita seu mentor Mujica após vitória
Uruguai

Presidente eleito do Uruguai visita seu mentor Mujica após vitória

Trump promete tarifa adicional de 10% sobre importações da China por causa do tráfico de drogas
Trump

Trump promete tarifa adicional de 10% sobre importações da China por causa do tráfico de drogas

Newsletter