Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Fiocruz entregará próximas doses da AstraZeneca a partir do dia 13

Atraso ocorreu por conta de demora na chegada do ingrediente farmacêutico

Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, nesta quinta-feira (2), que fará suas próximas entregas de vacinas contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir da semana de 13 a 17 de setembro.

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da fundação produz a vacina Oxford/AstraZeneca a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, enquanto não conclui o processo de transferência de tecnologia para nacionalizar a produção do insumo.

A Fiocruz explica que as próximas entregas serão daqui a duas semanas porque a chegada mensal de IFA programada para agosto ocorreu apenas no fim do mês, nos dias 25 e 30. 

Como a produção e o controle de qualidade das doses exigem três semanas, as vacinas produzidas ainda não estão disponíveis para liberação.

O IFA que chegou em 25 de agosto já foi totalmente usado na fabricação de doses, assim como parte do que foi entregue em 30 de agosto. Segundo a Fiocruz, 6,1 milhões de doses estão na etapa de controle de qualidade.

Bio-Manguinhos vai receber, nesta sexta (3), mais um lote do insumo, que é produzido pelo laboratório chinês WuXi Biologics e trazido ao País de avião. 

O IFA que desembarcará no Brasil nesta sexta deve permitir a produção de mais 4,5 milhões de doses, que serão entregues ainda este mês ao PNI.  

Até o momento, a previsão da fundação é entregar 15 milhões de doses da vacina em setembro, o que pode ser reajustado se novas remessas de IFA chegarem ao Brasil.

A Fiocruz afirma que a AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordado. "No entanto, a Fiocruz tem buscado acelerar o envio das remessas junto à farmacêutica de forma a garantir entregas semanais ininterruptas".

Desde o início do ano, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde, sendo 87,9 milhões produzidas por Bio-Manguinhos e 4 milhões importadas prontas da Índia.

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter