Logo Folha de Pernambuco

gripe suína

Fiocruz investiga morte por gripe suína no Paraná; entenda o caso

Esta é a primeira infecção humana causada pelo vírus influenza A(H1N1)v relatada em 2023 no Brasil

PorcosPorcos - Foto: Mark Stebnicki/Pexels

O Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fiocruz, investiga a morte causada por gripe suína no oeste do Paraná. Acometida de câncer, a mulher de 43 anos vivia próxim à uma fazenda de criação de porcos.

O exame, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na capital paranaense, detectou que se tratava de um vírus influenza A/H1. Segundo a nota da Organização Mundial da Saúde (OMS), este é o primeiro caso notificado da variante no Brasil neste ano. A amostra também será enviada ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) para o estudo do caso.

No início de maio, a vítima começou a sentir sintomas de febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor abdominal. Dois dias depois, a hospitalização foi necessária devido à evolução do quadro para infecção respiratória aguda grave. Ao que, no dia seguinte, a paciente foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contudo, não resistiu e faleceu no dia seguinte.

De acordo com a nota da Fiocruz, esta é a primeira infecção humana causada pelo vírus influenza A(H1N1)v relatada em 2023 no Brasil, e a terceira infecção humana relatada no estado do Paraná (a primeira foi em 2021 e a segunda, em 2022).

"É muito importante ressaltar que este caso não tem correlação com o vírus H5N1, que muito tem se falado nos últimos dias. O H5N1 é o vírus da influenza aviária, atinge predominantemente as aves e até o momento não há registro de casos em humanos no Brasil. O vírus detectado no Paraná é outro, trata-se do H1N1 variante", ressalta Marilda Mendonça, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC/Fiocruz.

Veja também

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Newsletter