Recife

Fiocruz PE oferece vacinação contra Covid e acompanhamento de um ano para público dos 3 aos 17 anos

Para receber o acompanhamento, é necessário ser vacinado na sede Fiocruz PE, no Recife, com o imunizante Coronavac

Vacina CoronaVacVacina CoronaVac - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

A partir de 15 de outubro, crianças e adolescentes dos 3 aos 17 anos poderão ser vacinados contra a Covid-19 na Fiocruz Pernambuco e receber acompanhamento de uma equipe de saúde multidisciplinar, com médico, enfermeiro, farmacêutico, biomédicos e outros profissionais durante um ano.

No local, situado no Instituto Aggeu Magalhães, que fica dentro da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, o público receberá o imunizante Coronavac, produzido pelo Butantan. A vacinação acontecerá aos sábados e domingos, das 8h às 17h, mediante inscrição e agendamento pelo link disponível aqui.

O acompanhamento faz parte da quarta fase do estudo da Coronavac, para avaliações em casos de ocorrência por reações adversas. De acordo com a Fiocruz, esse é um procedimento padrão aplicado a todas as vacinas que chegam ao mercado, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou nas clínicas particulares.

“A vacina a ser aplicada é a mesma Coronavac ofertada no SUS, com o intervalo de aplicação de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. A vantagem de tomá-la na Fiocruz PE é ter todo o suporte de uma equipe de saúde caso venham a apresentar alguma reação. Eles também serão avaliados por um médico antes da vacinação. Isso é uma tranquilidade a mais para os pais que, mesmo seguros da proteção gerada pelo imunizante, ainda têm algum receio em vacinar seu filho”, explica o coordenador científico do estudo, o pesquisador da Fiocruz PE Rafael Dhalia.

Ainda de acordo com o pesquisador, os efeitos adversos da vacina são raros, ocorrendo em uma a cada 20 milhões de pessoas vacinadas. Além disso, os estudos de fase três já confirmaram a eficácia da Coronavac e a segurança para crianças, adultos e idosos.

A Fiocruz informou que, ao longo de um ano de acompanhamento, serão feitas 17 ligações telefônicas para saber se o vacinado teve alguma reação. “Havendo relato de algum efeito adverso mais severo, que é raro, agendaremos uma consulta médica e encaminharemos para exames adicionais caso seja necessário”, completa Dhalia.

A meta da ação é vacinar 500 participantes. Não pode participar do estudo quem tem história de reações alérgicas ou teve febre nas 72 horas anteriores à vacinação. Também fica de fora da pesquisa quem já tomou vacina contra a Covid-19 de qualquer fabricante. Na ocasião, os pais ou responsáveis deverão se comprometer em levar crianças e/ou adolescentar para tomar as duas doses da vacina.

Segundo dados do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), que reúne pesquisadores da Fiocruz e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), no Brasil, duas crianças menores de 5 anos morrem diareamente vítimas da Covid-19. De 2020 a junho deste ano, foram registrados 1.780 óbitos entre esse público, tendo 43,9% deles ocorrido no Nordeste.

Serviço:
Vacinação de crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos na Fiocruz PE
Dia: A partir de 15 de outubro, nos sábados e domingos
Hora: 8h às 17h
Local: Instituto Aggeu Magalhães, av. Professor Moraes Rego, s/n. Dentro do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco.

Veja também

Equador inicia racionamento de energia para enfrentar grave seca
AMÉRICA DO SUL

Equador inicia racionamento de energia para enfrentar grave seca

Autoridades americanas dizem que hackers iranianos ofereceram informações de Trump à equipe de Biden
ESTADOS UNIDOS

Autoridades americanas dizem que hackers iranianos ofereceram informações de Trump à equipe de Biden

Newsletter