Fiocruz Pernambuco celebra 74 anos com palestras, atividades e minicurso a partir de segunda (2)
Programação inclui a palestra "Vacinação e as emergências em Saúde Pública", com a pesquisadora Margareth Dalcolmo, gratuita e aberta ao público
Na proxima semana, de segunda (2) a sexta-feira (5), o Instituto Aggeu Magalhães (IAM)/Fiocruz Pernambuco realizará diversas celebrações e palestras alusivas aos 74 anos de existência do instituto.
A palestra de abertura será ministrada pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira, sobre as "Perspectivas da Ciência, Tecnologia e Inovação na Saúde Pública", na segunda-feira (2), às 9h30, no auditório da Fiocruz.
Leia também
• Casos de rinovírus e covid-19 crescem no país, aponta Fiocruz
• Fiocruz alerta Senado sobre riscos de liberar cigarros eletrônicos
• Tubarões são contaminados por cocaína, revela estudo inédito da Fiocruz
A instituição fica na Av. Profº Moraes Rêgo, dentro do Campus da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.
74 anos de Fiocruz
A programação comemorativa planejada pela Fiocruz também inclui a palestra “Vacinação e as emergências em Saúde Pública”, com a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Espn/Fiocruz), Margareth Dalcolmo.
Gratuita e aberta ao público, a palestra acontecerá na terça-feira (3), às 9h, também no auditório da instituição.
Margareth Dalcolmo, médica pneumologista, é atualmente uma das embaixadoras da vacinação no Brasil.
A especialista ganhou protagonismo com seus conhecimentos e posicionamentos, que serviram de alerta para o Brasil durante a pandemia de Covid-19.
A habilidade em se comunicar com o público, de maneira simples e cordial, fez de pneumologista uma das principais porta-vozes da ciência durante a pandemia.
Precursora no combate ao tabagismo, a médica passou a ocupar, em 2022, a cadeira número 12 da Academia Nacional de Medicina.
Nesse mesmo ano, conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria ciências, com seu livro “Um Tempo para Não Esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”, em que faz um balanço sobre a vida e a medicina durante a pandemia da covid-19.
74 anos com a Ciência e a Saúde pela vida
Na quarta-feira (4), das 9h às 11h, o debate se dará em torno do tema "Importância dos estudos com células tronco na saúde: Doenças Cardíacas".
O formato será de mesa redonda, com a participação dos pesquisadores do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz) Bruno Dallagiovanna e Rubens Gomes Junior e da Fiocruz Bahia Milena Botelho Pereira.
Na programação, estão previstas ainda atividades exclusivas para os trabalhadores e estudantes do Instituto Aggeu Magalhães, com práticas integrativas e minicurso de fotografia.
Fiocruz Pernambuco
A Fiocruz Pernambuco vem ao longo dos anos reforçando a missão de gerar conhecimento científico, tecnologias e inovação indutores de políticas de saúde.
A instituição atua através de ações integradas de pesquisa, ensino, serviços e cooperação técnica, visando à melhoria da saúde das populações, das condições socioambientais, à redução de iniquidades e ao fortalecimento do SUS, considerando os cenários regional, nacional e internacional.