Logo Folha de Pernambuco

TRÂNSITO

Fiscalização do BPRv intensifica segurança nas estradas de Pernambuco, durante viagens de Natal

Trabalhos vão até à 0h da próxima quarta-feira (25)

Fiscalização começou nesta sexta-feira (20)Fiscalização começou nesta sexta-feira (20) - Foto: Davi Queiroz/Folha de Pernambuco

Para agilizar, proporcionar melhor fluidez no trânsito, e, ao mesmo tempo, segurança para motoristas e condutores, durante as viagens do período natalino, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) iniciou, às 5h desta sexta-feira (20), um trabalho de fiscalização nas rodovias estaduais de Pernambuco. Este é o período em que muita gente se desloca para as praias ou municípios da Região Metropolitana, ou interioranos para aproveitar os festejos.

A tenente Elizângela Cazé, oficial de relações públicas do BPRv, que esteve presente na blitz da PE-001, no Complexo de Salgadinho, no sentido Recife-Olinda, detalhou à reportagem da Folha de Pernambuco que a corporação intensificou os trabalhos, tanto nos litorais Norte e Sul como no Interior do Estado.

A tenente Elizângela Cazé é oficial de relações públicas do BPRvA tenente Elizângela Cazé é oficial de relações públicas do BPRv | Foto: Davi Queiroz/Folha de Pernambuco

“O motorista deve lembrar de revisar o veículo, ao sair de casa. Ele deve verificar freios, pneus, ver se o estepe está calibrado, caso haja necessidade de troca. Todos os componentes do veículo devem estar com o cinto de segurança devidamente afivelados. Se for transportar crianças, lembrar que quem tem até 1 ano deve andar com o ‘bebê conforto’. As de até 4 anos devem andar na cadeirinha. Já de 4 a 7 anos e meio ou até 1,45m deve andar no assento de elevação. Acima de 10 anos, pode andar no banco da frente, mas todos devem estar com o cinto afivelado”, explicou ela.

Fiscalização acontece em 6 postos simultâneos:
•    Muro Alto
•    Catende
•    Barreiros
•    Rota do Atlântico
•    Suape
•    Itamaracá

Cazé reforça ainda a importância de evitar o uso de componentes desnecessários, ao volante, e que podem comprometer para sempre a vida de um motorista. Segundo ela, o uso de aparelhos celulares, ingestão de álcool, enquanto uma pessoa dirige, pode resultar em multa gravíssima.

“Tem que evitar completamente usar o celular, dirigir após ter ingerido bebida alcoólica, porque, através do manejo do celular, seja para atender uma ligação ou ler uma mensagem, a pessoa está colocando a vida dela e de outras pessoas em risco. Um segundo de distração pode ser fatal”, complementou.

Durante as abordagens, os agentes vão solicitar que o motorista apresente a carteira nacional de habilitação. Havendo necessidade, o teste do bafômetro também será realizado, para verificar possíveis níveis de alcoolemia. Caso seja constatada a presença de álcool, a atitude pode ser configurada como crime de trânsito.

Transporte de pets
O transporte de pets deve ser feito no banco traseiro do veículo, nas devidas caixas de transporte ou com o cinto de segurança específico, que prende o peitoral do animal. Controlar a temperatura do ar condicionado também é importante, para evitar que ele adoeça.

Pilotando uma moto, o gerente de posto Rafael Paulino, de 41 anos, foi um dos abordados pelos policiais que realizam a blitz. Ele reconheceu a necessidade de averiguação dos agentes e aceitou positivamente os conselhos recebidos durante o trabalho. Rafael não vai viajar, durante os festejos de final de ano, e reforça que é preciso ter cuidado ao volante.

Rafael Paulino é gerente de posto de gasolina | Foto: Davi Queiroz/Folha de Pernambuco

“É importante, porque reforça a segurança. É muita gente viajando de forma irregular no trânsito, sem habilitação. É bom sempre fiscalizar, porque a gente não sabe nem quem está dirigindo e nem quem está sendo transportado”, declarou. 

Veja também

Ao menos 75 mortos em Moçambique pela passagem do ciclone Chido, segundo novo balanço
ciclone

Ao menos 75 mortos em Moçambique pela passagem do ciclone Chido, segundo novo balanço

EUA ameaçado de paralisação orçamentária às vésperas do Natal
parlamento

EUA ameaçado de paralisação orçamentária às vésperas do Natal

Newsletter