Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Flagrante: motoristas invadem ciclofaixa na Zona Sul do Recife

Nas imagens, é possível ver vários carros formando uma fila na ciclofaixa da avenida General Mac Arthur

Flagrante de invasão à ciclofaixa no RecifeFlagrante de invasão à ciclofaixa no Recife - Foto: Cortesia/WhatsApp

Um dia após a Prefeitura do Recife anunciar a chegada à marca de 100 quilômetros de malha cicloviária na Cidade com a inauguração dos 6,6 quilômetros da Ciclofaixa Santo Amaro, um flagrante de desrespeito aos ciclistas foi enviado ao WhatsApp do Portal FolhaPE - (81) 9.8187-9290.

Nas imagens, é possível ver vários carros formando uma fila na ciclofaixa da avenida General Mac Arthur, na altura do cruzamento com a avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da Capital. Os ciclistas que passam pelo local precisam se arriscar e dividir o espaço dedicado às bicicletas com os veículos. O vídeo foi gravado na manhã desta quarta-feira (6).



Leia também:
Nova rota cicloviária do Recife é inaugurada em Santo Amaro
Dupla é presa em flagrante após assalto em Boa Viagem

Em nota enviada ao Portal FolhaPE, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que realiza rondas em todas as rotas cicláveis do Recife para coibir o desrespeito a esses equipamentos. Aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização podem ser notificados, segundo a autarquia.

As multas para quem desrespeitar as rotas podem ser grave, em caso de estacionamento irregular na ciclofaixa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH); ou gravíssima multiplicada por 3x, caso o motorista transite na ciclofaixa (R$ 880,41 e 7 pontos na CNH).

Denúncias
Em caso de flagrante, o cidadão pode acionar a CTTU para denunciar a irregularidade através do telefone 0800.081.1078. O número funciona 24 horas por dia. Por fim, a autarquia ressalta a importância de lembrar que "o respeito ao espaço dos ciclistas deve ser uma prática de todos os condutores porque, no trânsito, todos devem cuidar da segurança viária uns dos outros, independente da fiscalização".

Veja também

Newsletter