Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Flip 2020 ganha nova data por causa do coronavírus

De julho, a Festa Literária Internacional de Paraty passa para novembro

De julho, a Flip passou para novembroDe julho, a Flip passou para novembro - Foto: Flip/Divulgação

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) precisou adiar a sua edição 2020, que aconteceria em julho, para novembro. "O agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, com duração ainda bastante incerta, levaram a Flip a tomar as medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos", diz o comunicado oficial.

A nota ainda dá conta de que tudo está sendo feito para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip, dado o seu impacto no cenário cultural do Brasil. Ano a ano, a festa se consolida como principal evento literário do País: "Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar estes tempos desafiadores".

Homenageada
Este ano, a homenageada da Flip, a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979), gerou comentários de todos os tipos. Foram resgatadas cartas nas quais a escritora dizia apoiar o Golpe Militar de 1964. Bishop foi casada com a arquiteta brasileira Lota de Macedo e viveu no Brasil por muitos anos.

Leia mais

Elizabeth Bishop é a 1ª estrangeira a ser autora homenageada pela Flip
Flip sinaliza que pode rever homenagem a Elizabeth Bishop

A organização da festa, no entanto, manteve a homenagem e explicou que os autores e as autoras homenageadas pelo evento podem e devem ser questionados, bem como suas produções.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter