Flip 2020 ganha nova data por causa do coronavírus
De julho, a Festa Literária Internacional de Paraty passa para novembro
A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) precisou adiar a sua edição 2020, que aconteceria em julho, para novembro. "O agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, com duração ainda bastante incerta, levaram a Flip a tomar as medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos", diz o comunicado oficial.
A nota ainda dá conta de que tudo está sendo feito para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip, dado o seu impacto no cenário cultural do Brasil. Ano a ano, a festa se consolida como principal evento literário do País: "Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar estes tempos desafiadores".
Homenageada
Este ano, a homenageada da Flip, a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979), gerou comentários de todos os tipos. Foram resgatadas cartas nas quais a escritora dizia apoiar o Golpe Militar de 1964. Bishop foi casada com a arquiteta brasileira Lota de Macedo e viveu no Brasil por muitos anos.
Leia mais
Elizabeth Bishop é a 1ª estrangeira a ser autora homenageada pela Flip
Flip sinaliza que pode rever homenagem a Elizabeth Bishop
A organização da festa, no entanto, manteve a homenagem e explicou que os autores e as autoras homenageadas pelo evento podem e devem ser questionados, bem como suas produções.