Logo Folha de Pernambuco

Primeira vice-presidente

Fogos e festa no vilarejo indiano dos antepassados de Kamala Harris

Povoado celebrou eleição da primeira vice-presidente mulher e negra dos Estados Unidos

Festa pela eleiçãode Kamala no vilarejo de ThulasendrapuramFesta pela eleiçãode Kamala no vilarejo de Thulasendrapuram - Foto: STR/AFP

No vilarejo indiano dos ancestrais de Kamala Harris, os moradores lançaram fogos de artifício neste domingo (8) para comemorar a vitória da vice-presidente eleita dos Estados Unidos, enquanto outros consideravam sua conquista histórica e de "imenso orgulho" para a Índia.

Kamala Harris, de 56 anos, filha de pai jamaicano e mãe indiana, é a primeira mulher eleita vice-presidente dos Estados Unidos. É também a primeira vice-presidente negra do país. Harris, filha da especialista em câncer de mama Shyamala Gopalan originária da cidade de Chennai (sul da Índia), prestou homenagem à sua falecida mãe, que "acreditava profundamente em uma América onde um momento como este era possível", em um discurso com o presidente eleito Joe Biden no sábado. 

 

No povoado de Thulasendrapuram, no estado de Tamil Nadu, onde viveu o avô materno de Harris, P.V Gopalan, as celebrações começaram com moradores disparando fogos de artifício, orando em seu templo principal e agitando pôsteres com o rosto da vice-presidente eleita.

As mulheres fizeram um rangoli - uma peça colorida de arte popular desenhada no chão - com as palavras: "Parabéns Kamala Harris".

"É um orgulho para todas as mulheres", disse à AFP Arul Mozhi Sudhakar, uma dona de casa.

O tio de Kamala Harris, o acadêmico Balachandran Gopalan, reconheceu que sempre soube que sua sobrinha teria sucesso.

"Estou aliviado, porque sabia que iria ganhar e disse a ela ontem (...) minha tensão agora se foi", afirmou à WION TV na capital Nova Delhi. 

Gopalan contou à AFP na sexta-feira que a família de Harris na Índia voaria para os Estados Unidos para assistir à posse presidencial.

- "Conquista monumental" -
Em Nova Delhi, os habitantes locais saudaram as origens indianas da família Harris. 

Yash Iyer, de 25 anos, garantiu à AFP que "é um motivo de orgulho para nós indianos, já que ela tem suas origens aqui".

"O fato de Kamala Harris ser vice-presidente dos Estados Unidos é uma conquista monumental não apenas para os Estados Unidos e os indianos, mas para as mulheres em todo o mundo", comentou à AFP Smitashree Mishra, que trabalha com saúde internacional e desenvolvimento na capital indiana.

"O que tiro dessa vitória é um raio de esperança para permanecer forte em uma sociedade que constantemente julga com base em noções arcaicas de gênero, raça e etnia [...] Estou orgulhosa como mulher de ver outra mulher representar nossa perspectiva na política do país mais poderoso do mundo", acrescentou.

No sábado à noite, o primeiro-ministro Narendra Modi parabenizou o presidente eleito Joe Biden por sua vitória e considerou a vitória de Harris uma fonte de "imenso orgulho".

"Seu sucesso é inovador e uma fonte de imenso orgulho [...] para todos os indianos-americanos", escreveu Modi no Twitter.

Rahul Gandhi, figura do Partido do Congresso da oposição, acrescentou no Twitter: "Estamos orgulhosos de que a primeira mulher a ser vice-presidente dos Estados Unidos tenha raízes na Índia".

Neste domingo, os jornais elogiaram a vitória democrata em suas primeiras páginas.

Harris "faz história" como a primeira vice-presidente eleita de ascendência indiana, dizia o The Sunday Express, junto com a manchete "Finalmente".

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter