Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Foguetes lançados do Líbano eram palestinos, diz Exército de Israel

Escalada se dá após a brutal incursão da polícia israelense na Mesquita de Al-Aqsa, o terceiro local sagrado do Islã, em Jerusalém, durante o mês do Ramadã

Um veículo militar israelense dirige ao longo da cerca de concreto da fronteira com o sul do Líbano, perto da vila de Shtula, no norte de Israel.Um veículo militar israelense dirige ao longo da cerca de concreto da fronteira com o sul do Líbano, perto da vila de Shtula, no norte de Israel. - Foto: Jalaa Marey/AFP

Os cerca de 30 foguetes disparados nesta quinta-feira (6) do território libanês em direção a Israel são, "sem sombra de dúvida", "fogo palestino" – disse um porta-voz do Exército israelense.

"Sabemos, com certeza, que é fogo palestino. Pode ser o [movimento islâmico palestino] Hamas, pode ser a Jihad Islâmica. Ainda estamos tentando chegar a uma conclusão final sobre isso, mas não foi o Hezbollah", disse o tenente-coronel Richard Hecht.

"Presumimos que o Hezbollah provavelmente estava a par desses disparos, e o Líbano tem uma parte de responsabilidade. Também estamos investigando um possível envolvimento do Irã", acrescentou o porta-voz.

O Hezbollah é a única facção libanesa que conservou seu armamento desde o fim da guerra civil do Líbano (1975-1990) e conta com o apoio do Irã.

A frente israelense-libanesa explodiu como nunca, nesta quinta, desde a guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah, com o lançamento de cerca de 30 foguetes do Líbano. Uma pessoa ficou ferida, e danos materiais foram registrados em Israel, no dia da Páscoa judaica.

Essa escalada se dá após a brutal incursão da polícia israelense na Mesquita de Al-Aqsa, o terceiro local sagrado do Islã, em Jerusalém, durante o mês do Ramadã. Vários grupos palestinos prometeram responder à violência.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter