ANIVERSÁRIO

Folha de Pernambuco completa 24 anos neste domingo (3)

Ao completar 24 anos neste domingo, a Folha de Pernambuco mostra sua capacidade de inovação, em um mercado cada vez mais competitivo

Ao longo dos últimos 24 anos, o jornal não só consolidou-se junto ao público, como transformou-se em um veículo multiplataformasAo longo dos últimos 24 anos, o jornal não só consolidou-se junto ao público, como transformou-se em um veículo multiplataformas - Foto: Acervo Folha de Pernambuco

A inovação permeia a história da Folha de Pernambuco desde a sua fundação. Como destaca o seu fundador, Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, há 24 anos, a criação de mais um jornal no Recife “suscitava dúvidas”. “Falar dos 24 anos da Folha de Pernambuco é falar de um time aguerrido, que começou do zero, um jornal que suscitava dúvidas de sua permanência em um mercado extremamente competitivo”, pontua.   


A coragem gerou frutos. A Folha não é “mais um jornal”. “Sem demérito de nossos concorrentes, hoje, a Folha não é apenas um grande jornal, mas, um meio de produção de conteúdo, que se espalha nas suas diversas plataformas. Hoje, a Folha é múltipla, plural e está em constante inovação”, define Eduardo Monteiro. 

 

Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQMEduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida

A Folha não só fincou raízes, mas se aprimorou, adaptou-se e expandiu-se. “Nesses 24 anos, já mudamos muito, sempre buscando novas formas de contemplar a audiência com informação de qualidade e credibilidade. A cada dia, pavimentamos um caminho pautado pela verdade, compromisso com a notícia e com a ética. Existimos hoje e sempre, graças ao que mais nos é caro: o leitor, o ouvinte, o internauta. A Folha é de Pernambuco”, afirma o presidente do Grupo EQM

 

Acesse o flip da edição comemorativa da Folha de Pernambuco, com depoimentos e homenagens

Baixe o aplicativo da Folha de Pernambuco para Android ou iPhones (iOS)

Fácil acesso à informação é marca histórica

Tornar a informação algo de fácil acesso é um objetivo que vem sendo implementado diariamente pela Folha de Pernambuco. O Diretor Executivo Paulo Pugliesi reforça que toda a empresa trabalha voltada para aperfeiçoar os serviços oferecidos. “Sempre com credibilidade, informação de qualidade e procurando ser um grande prestador de serviços para nossos ouvintes da rádio, nossos leitores do jornal e do portal e todos os usuários das nossas redes sociais. Estamos sempre atentos, procurando desenvolver ferramentas que possibilitem ao leitor ter informação de qualidade com o acesso cada vez mais fácil”, afirma. 


Digital e impresso se completam

O Diretor Operacional da Folha, José Américo Góis, destaca o compromisso assumido pelo jornal em torno da “defesa democrática da informação em quaisquer de suas plataformas”.  “Avançamos, sob o ponto de vista editorial e comercial, na comunicação on-line, absolutamente irreversível em um mundo conectado. Nosso portal e nossas redes sociais são ágeis, modernas e de fácil acesso”, acrescenta.  

Américo frisa, ainda, que a Folha consegue fomentar o avanço digital sem abandonar o papel, sua plataforma original. “Não retiramos o jornal impresso de circulação, outra forma de comunicação mais conservadora, analítica, e muito apreciada pelo leitor mais sênior e também pelos anunciantes. É o caso clássico de que mídia não devora mídia, complementam-se”.  



Credibilidade construída ao longo dos anos

 “Um produto consolidado, que tem credibilidade e que entrou na vida dos pernambucanos”. É dessa forma que a Diretora Administrativa Mariana Costa define a Folha. “Temos muito a comemorar, uma história de muita qualidade e compromisso com a notícia, com o leitor. Em uma época de fake news, os veículos sérios e de credibilidade passam a ter uma relevância ainda maior e o desafio, olhando para frente, é manter o que é nossa principal missão: construir e produzir conteúdo de qualidade e credibilidade e estar atualizado nos movimentos de mudança de consumo”, aponta.  

Ela acrescenta que a Folha está presente onde o leitor quiser consumir o seu conteúdo. “Temos que ser multiplataforma, mudar a linguagem e sentir o que o leitor precisa e estar atento a esse movimento. E nós estamos. Hoje, a Folha é impressa, é digital, é multimídia, ela é vídeo, é áudio, escrita, busca se manter atenta e atualizada, rompendo paradigmas e buscando oferecer um produto de excelência”.  


Vencer desafios é rotina diária

A Editora-Chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos, sublinha que o jornal “nasceu com o espírito de inovação” e “graças ao espírito empreendedor e visionário de Eduardo Monteiro" consegue enfrentar e vencer os desafios que aparecem desde 03 de abril de 1998. “O desafio de existir: o jornal veio para ficar e ficou. Venceu o desafio de desenvolver a empresa editorialmente, comercialmente, em todas as áreas para que se expandisse cada vez mais. Há alguns anos, trabalhamos incansavelmente na transformação digital do jornal, que não seria possível sem a integração do time. O trabalho colaborativo da equipe foi definidor para estarmos onde estamos agora. Impulsionamos ainda mais o foco no digital, aumentamos a audiência no Portal”, detalha.  


Aplicativo leva a notícia à palma da mão

A inovação do surgimento se faz sempre presente. Em março deste ano, a Folha lançou o seu aplicativo, para ficar ainda mais próxima dos seus leitores. Por lá, é possível navegar pelas editorias, blogs e colunas, além de acessar a biblioteca virtual e a Rádio Folha FM 96,7.  

“Já no ano passado, o novo desenho gráfico do jornal já pensava na visualização nos smartphones. Desenvolvemos um projeto gráfico editorial com expertise do aplicativo. O jornal está tanto no papel como no flip do digital e na palma da mão, com o smartphone. A isso se alia uma estratégia diferenciada nas redes sociais, em produção de conteúdo, de vídeos que respondem a perguntas do cotidiano das pessoas. Há todo um leque de ações para expandir a Folha no digital”, afirma Leusa Santos, que ressalta:  “Assim é também com a Rádio Folha 96,7 FM, que está nas redes sociais, integrando um trabalho de fluxo de produção de conteúdo e esse conteúdo vai se transformando a cada plataforma na busca de mantermos o crescimento da Folha e sempre estarmos sintonizados com o que a audiência quer. É isso que vai nos mover para dar o próximo passo, na direção certa.”

 

Acompanhe o conteúdo da Folha de Pernambuco também nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/folhape/

Twitter: http://www.twitter.com/folhape

Facebook: https://www.facebook.com/folhape

Telegram: https://t.me/boletimfolhape


 

Veja também

Ministro da Defesa de Israel alerta ao Irã que pode acabar como Gaza e Beirute
Guerra no oriente médio

Ministro da Defesa de Israel alerta ao Irã que pode acabar como Gaza e Beirute

Pelo menos 23 pessoas morreram em bombardeios israelenses no Líbano, diz Ministério da Saúde
Guerra no oriente médio

Pelo menos 23 pessoas morreram em bombardeios israelenses no Líbano, diz Ministério da Saúde

Newsletter