Homenagem

Folha de Pernambuco recebe homenagem na Câmara Municipal do Recife por contribuição ao Carnaval

Requerimento é assinado pelo vereador Ebinho Florêncio, do partido Podemos

"É uma honra para a Folha de Pernambuco fazer parte dessa homenagem, que estende-se à cultura de Pernambuco", diz Leusa Santos, representante do jornal na sessão solene"É uma honra para a Folha de Pernambuco fazer parte dessa homenagem, que estende-se à cultura de Pernambuco", diz Leusa Santos, representante do jornal na sessão solene - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

A Folha de Pernambuco foi homenageada durante a realização da sessão solene de "Personagens Encantadas do Carnaval 2024 e que orgulham Pernambuco", na Câmara Municipal do Recife, na noite desta quarta-feira (13). Representando o veículo, a editora-chefe Leusa Santos foi quem recebeu o certificado, assinado pelo vereador Ebinho Florêncio.

Para Leusa, esse é um reconhecimento pela credibilidade do trabalho constante do jornal, não apenas no período carnavalesco.

"É uma honra para a Folha de Pernambuco fazer parte dessa homenagem, que estende-se à cultura de Pernambuco. Nosso papel é sempre divulgar e sermos um palco de debates desse e de outros setores da sociedade", afirma.

No evento, 50 nomes ao todo foram exaltados, sendo a maior parcela composta por cantores, compositores, blocos, passistas e costureiras. Órgãos que garantiram a limpeza e a segurança do Carnaval do Recife no mês passado também foram agraciados.

Entre os compositores, esteve Nelson Luiz Leal Gusmão. Ele é o autor de 17 frevos gravados na voz de Claudionor Germano, além de ser o compositor do Galo da Madrugada e do Homem da Meia-Noite.

"É uma alegria muito grande. Eu nunca tinha recebido nenhuma homenagem oficial. Depois de muito tempo batalhando e fazendo frevo, agora estou muito honrado e muito feliz", diz, antes de apresentar detalhes do seu processo de criação, que toma como base o folião.

"A gente vê aquela imagem e grava na memória. E acaba fazendo algo pensando naquilo, é natural", completa.

Vereador Ebinho Florêncio (Podemos) posa ao lado do compositor Nelson Luiz Leal Gusmão | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

À Folha, o vereador responsável pela solenidade - aprovada por unanimidade - detalhou os diferentes campos de atuação dos homenageados da noite.

"Esse é mais um dia gratificante e especial que ficará registrado para sempre na minha vida. Fiz a proposta dessa sessão solene cheio de emoção e com um profundo sentimento de amor por nossa gente e pela nossa cultura. Essa homenagem de hoje tem o perfil do respeito por todos que realmente fizeram o Carnaval acontecer. São cantores, compositores, blocos, agremiações, passistas, imprensa e também os que ficaram nos bastidores da festa, criando fantasias, levando bonecos gigantes, confeccionando o Galo e cuidando da limpeza e da segurança", diz.

Vereador Ebinho Florêncio (Podemos) na tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta noite | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter