Força-tarefa: Equipes da Defesa Civil do Rio de Janeiro auxiliaram nas áreas de deslizamentos
Equipes auxiliaram nos trabalhos de buscas e contribuíram com vistorias e interdições das áreas afetadas
Diante de uma das maiores tragédias da história de Pernambuco, que matou 126 pessoas e deixou mais de nove mil desabrigados em decorrência das fortes chuvas da última semana, uma corrente solidária foi formada e mobilizou pessoas e órgãos de vários estados do Brasil.
Em várias áreas onde ocorreram deslizamentos, é possível ver fitas de isolamento com a logomarca da Prefeitura do Rio de Janeiro. É que uma equipe da Defesa Civil da cidade esteve no Recife, até a terça-feira (31), reforçando o atendimento nas áreas afetadas.
Formado por 16 integrantes, entre engenheiros, auxiliares e operacionais, o grupo atuou de forma integrada com a Defesa Civil da capital pernambucana na comunidade de Jardim Monte Verde, onde mais de 20 corpos foram encontrados.
De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Gonçalves, que também participou das atividades no Recife, os técnicos trouxeram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que auxiliaram nos trabalhos de buscas e contribuíram com vistorias, interdições das áreas afetadas e levaram orientações para a população.
Além disso, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco também recebeu o reforço de equipes de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte, que auxiliaram nas buscas por desaparecidos em áreas de deslizamento de barreiras. O Exército e a Marinha também ampliaram os atendimentos nas cidades atingidas pelas chuvas.
De acordo com os dados mais recentes, divulgados pelo Governo de Pernambuco nesta quinta-feira (2), 9.302 pessoas estão desabrigadas no Estado. Além das 126 vítimas fatais, há, ainda, duas pessoas desaparecidas, sendo uma em Camaragibe e outra em Paulista, ambos na Região Metropolitana do Recife.