Logo Folha de Pernambuco

Conflito na Ucrânia

Forças russas e pró-russas entram em Lysychansk, no leste da Ucrânia

A cidade é vizinha de Severodonetsk, um eixo-chave no leste da Ucrânia

Bombardeio em refinaria próxima à cidade de Lysychansk, no leste de UcrâniaBombardeio em refinaria próxima à cidade de Lysychansk, no leste de Ucrânia - Foto: Anatolii Stepanov / AFP

As forças russas e pró-russas entraram em Lysychansk neste sábado (25) e há "combates nas ruas" nesta cidade vizinha de Severodonetsk, um eixo-chave no leste da Ucrânia, afirmam os separatistas.

"A milícia popular da República Popular de Luhansk e o exército russo entraram na cidade de Lysychansk. Algumas empresas da cidade já foram tomadas. Atualmente há combates nas ruas", declarou no Telegram um representante dos separatistas pró-russos, o tenente coronel Andrei Marotchko.

O anúncio, que ainda não foi confirmado de forma independente, ocorre em um momento em que as forças russas e seus aliados separatistas estão ganhando terreno nesta área do leste da Ucrânia

As forças ucranianas receberam ordens na sexta-feira (24) para se retirarem de Severodonetsk, fundamental para controlar a bacia de mineração do Donbass, parcialmente sob controle de separatistas pró-Rússia desde 2014. Moscou afirmou que quer conquistar toda a região. 

Tomar as duas cidades, separadas por um rio, permitiria a Moscou e seus aliados separatistas controlar a região de Luhansk, que junto com Donetsk forma o Donbass. Além disso, facilitaria o acesso às cidades de Sloviansk e Kramatorsk, mais a oeste.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter