Forte calor faz cidade argentina ser invadida por besouros
Iluminação pública foi apagada para tentar reduzir a quantidade de insetos
Em meio a uma onda de calor sem precedentes, uma cidade da Argentina foi invadida por milhares de besouros nesta semana. Como medida para tentar reduzir os efeitos do ataque e tentar enganar os insetos, a prefeitura de Santa Isabel, na província de La Pampa, a 860 km de Buenos Aires, ordenou apagar a iluminação pública.
Segundo a imprensa local, há registro de danos em propriedades públicas e privadas. "É impressionante a quantidade. Em alguns casos provocaram danos às construções, na delegacia estragaram a cobertura", disse o chefe de polícia da cidade, Omar Sabaidini, ao site Info Huella.
A expectativa das autoridades de Santa Isabel é de que a presença dos insetos comece a diminuir na cidade nos próximos dias, por conta da falta de iluminação. "Resolvemos apagar a iluminação pública porque esse inseto busca lugares iluminados", afirmou ao Info Huella o responsável pela administração local, Cristian Echegaray.
Esses insetos pertencem à família Melolonthidae (Coleoptera). Eles vivem parte de seu ciclo como larvas enterradas no solo, e com temperaturas crescentes, os adultos vêm à superfície para iniciar sua reprodução. Depois eles morrem. Com o forte calor em Santa Isabel, essa dinâmica acabou alterada.