Fortes chuvas alagam Aeroporto Internacional de Porto Alegre, fechado por tempo indeterminado
Quem tinha passagens marcadas está sendo comunicado sobre regras mais flexíveis para remarcação, reembolso e cancelamento
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi inundado após as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana. As pistas de pouso e decolagem do terminal, que cancelou os voos na sexta-feira (3), foram tomadas pela água. O local permanece fechado e com todas as operações suspensas.
"A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Seguimos em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhamento e avaliação da situação. Não há previsão de retomada", afirmou a empresa responsável pelo terminal.
Quem tinha passagens marcadas está sendo comunicado sobre regras mais flexíveis para remarcação, reembolso e cancelamento, ofertados pelas empresas Azul, Gol e Latam, que divulgaram orientações aos clientes (confira ao fim do texto).
Fortes chuvas alagam Aeroporto Internacional de Porto Alegre, fechado por tempo indeterminado - https://t.co/EA6xl4YMAD pic.twitter.com/wHpWSWgpZf
— Folha de Pernambuco (@folhape) May 6, 2024
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo ainda estão operando, mas também podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado, onde chove há vários dias.
Na última sexta-feira (3), o nível do rio Guaíba subiu e a água invadiu a rodoviária de Porto Alegre, causou inundação em diversas ruas da capital gaúcha e chegou a invadir os centros de treinamento do Grêmio e Internacional.
Devido aos estragos, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu estado de calamidade pública em 336 municípios gaúchos.
Segundo o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos chegou a 78. Ainda há 105 desaparecidos e 175 feridos. Ao todo, 18.487 pessoas estão em abrigos, de um total de 844.673 afetadas.
Leia também
• Bradesco anuncia medidas de emergência para clientes
• Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em 336 municípios no Rio Grande do Sul
• Abastecimento de combustível deve ser normalizado na região afetada por chuvas no Rio Grande do Sul
Confira notas oficiais das companhias aéreas:
Azul
“A Azul informa que monitora, em tempo real, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul e a condição operacional do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Por esse motivo, foi necessário o cancelamento de todos os pousos e decolagens no local até as 23h59, de quinta-feira, dia 9 de maio.
Os clientes com voos agendados nesse período deverão ficar atentos às comunicações que serão disparadas via e-mail, SMS e WhatsApp, além de também estarem disponíveis via site e aplicativo.
Demais clientes, que optarem por alterar sua passagem voluntariamente, poderão realizar a solicitação para até três dias após a data da viagem, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar via canais oficiais de atendimento o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia.
A Azul se solidariza com todos os afetados pelas condições climáticas adversas em todo o Estado do Rio Grande do Sul e reitera que está contribuindo com os esforços humanitários. Tão logo possa voltar a operar, irá colaborar com o transporte de materiais essenciais para a região”.
Gol
“A Gol continua acompanhando de perto os desdobramentos da situação de calamidade pública na cidade de Porto Alegre e em todo o estado do Rio Grande do Sul. O aeroporto Salgado Filho segue fechado, e, por isso, para preservar a segurança de seus clientes, cancelamos todos nossos voos com partida ou chegada à capital gaúcha até as 23h30 da sexta-feira (10/05). Tendo a Segurança como prioridade, valor número 1 da Gol, seguiremos sem operações na localidade até sexta-feira (10).
A companhia reforça que seguirá informando os seus clientes e a população em geral - por meio dos seus canais de comunicação - sobre atualizações da operação da companhia em todo o estado.
A Gol mantém o atendimento a todos os clientes afetados com as facilidades previstas e reforça que, em virtude desta situação, desde a quarta-feira (01/05) até 31/05, os clientes que desejarem remarcar seus voos chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e em Santa Catarina no aeroporto de Chapecó – poderão fazê-lo, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a companhia, sem a necessidade de pagamento da taxa de cancelamento; e isenção da taxa de remarcação para remarcações em voos da companhia. Havendo a necessidade de remarcação ou cancelamento, entre em contato com a nossa central de atendimento no número 0300 115 2121”.
Latam
“A Latam Airlines Brasil informa que todos os seus voos de/para Porto Alegre deste sábado (4 de maio de 2024) até as 23h59 de sexta-feira (10 de maio) estão cancelados, com possibilidade de postergação, visto que o aeroporto local se encontra inoperante em função das fortes chuvas. A operação da companhia em Caxias do Sul e Passo Fundo (PFB) segue normal com a possibilidade de impactos em função das chuvas na região.
A Latam orienta que os seus passageiros evitem se deslocar para o Aeroporto Salgado Filho e que consultem com antecedência o status de seus voos de/para Caxias do Sul e Passo Fundo em https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status.
A companhia reforça que está oferecendo flexibilidade comercial para quem tem voos até o próximo domingo, 12 de maio, de/para as localidades sem multa ou diferença tarifária, e com possibilidade de reembolso. A autogestão para alterações dessas flexibilidades pode ser realizada diretamente na seção “Minhas Viagens” em latam.com. Se o cliente quiser solicitar o reembolso, é necessário preencher o formulário de solicitação de reembolsos, informando o seu código de reserva e o número do ticket".