Fortes chuvas deixam um morto e um desaparecido no Japão
A agência meteorológica nacional alertou sobre possíveis deslizamentos de terra, inundações e outras calamidades
Fortes chuvas em diferentes partes do Japão deixaram um morto e pelo menos um desaparecido, disseram as autoridades locais neste sábado (1º), emitindo alertas de evacuação para quase dois milhões de moradores.
A agência meteorológica nacional alertou sobre possíveis deslizamentos de terra, inundações e outras calamidades no oeste, no centro e no leste do Japão, devido a uma intensa frente de chuvas sazonais.
Em Yamaguchi, "um homem foi encontrado morto" dentro de um carro arrastado para um rio, relatou um policial local à AFP.
Em Yufu, as equipes de resgate "ainda estão tentando estabelecer contato" com um homem de 70 anos que vivia em uma casa destruída por um deslizamento de terra, afirmou uma autoridade municipal.
Leia também
• Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência
• Mais de 1.300 pessoas são detidas na França antes do funeral de jovem baleado por policial
• Militar uruguaio condenado a 21 anos por desaparecimento durante ditadura
A agência de gestão de desastres emitiu alertas de evacuação não obrigatórios para 1,85 milhão de residentes espalhados por oito regiões administrativas no oeste do arquipélago.
Os cientistas dizem que a mudança climática intensifica o risco de chuvas fortes, porque uma atmosfera mais quente retém mais água.