Descoberta

Fóssil encontrado na Inglaterra revela 'o maior inseto que já existiu'

Animal foi identificado como um Arthropleura e tinha 55 centímetros de largura e mais de dois metros de comprimento

Fóssil do maior inseto que já existiu encontrado na InglaterraFóssil do maior inseto que já existiu encontrado na Inglaterra - Foto: Divulgação/Neil Daves

O fóssil de um milípede gigante encontrado no norte da Inglaterra revelou "o maior inseto que já existiu", segundo paleontologistas. O material é explorado desde janeiro de 2018, quando foi descoberto em um pedaço de arenito que caiu de um penhasco na praia de Howick Bay, em Northumberland.

O animal fossilizado foi identificado como um Arthropleura. Estima-se que viveu a 326 milhões de anos atrás, 100 milhões de anos antes da ascensão dos dinossauros. Conforme os pesquisadores, a criatura tinha aproximadamente 55 centímetros de largura e até 2,63 metros de comprimento, pesando 50 kg. Isso o torna também o maior invertebrado conhecido de todos os tempos, ultrapassando os escorpiões marinhos, que já possuíam esse título.

Inseto identificado como ArthropleuraInseto identificado como Arthropleura J.W. Schneider / Universidade Freiberg

"Este é definitivamente o maior inseto que já existiu. Uma descoberta totalmente por acaso",  ressaltou à CNN Neil Davies, professor de geologia sedimentar no departamento de ciências da terra da Universidade de Cambridge, que participou da pesquisa.

Este é apenas o terceiro fóssil de um Arthropleura já descoberto. Os outros dois foram encontrados na Alemanha e  são bem menores. Pesquisadores acreditam que o inseto alcançou esse tamanho com uma dieta bastante nutritiva. Naquela época, o território inglês ficava mais próximo da Linha do Equador, e os invertebrados e primeiros anfíbios provavelmente se alimentavam da vegetação que crescia em uma série de riachos e rios.

"Encontrar esses fósseis de milípedes gigantes é algo raro, porque uma vez que eles morrem, seus corpos tendem a se separar das articulações. É provável que o fóssil seja uma carapaça que o animal expeliu enquanto crescia. Ainda não encontramos uma cabeça fossilizada, por isso é difícil saber tudo sobre eles”, explicou Neil Davies em comunicado.