Logo Folha de Pernambuco

Internacional

França acusa Reino Unido de "chantagem" na entrega de vacina

5,3% da população adulta britânica e 5% da francesa receberam as duas doses

Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le DrianMinistro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian - Foto: Aris OIkonomou / AFP / POOL

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, acusou nesta sexta-feira o Reino Unido de "chantagem" no que diz respeito à entrega da vacina AstraZeneca, por um "problema" de reservas da segunda dose para os britânicos que já receberam a primeira.
 
"Não se pode brincar com uma chantagem assim apenas porque eles se apressaram a vacinar o maior número possível de pessoas com a primeira dose e agora estão um pouco em desvantagem porque não têm a segunda", disse Jean-Yves Le Drian à rádio France Info.
 
"O Reino Unido se gabou de ter vacinado bastante com a primeira dose, mas tem um problema com a segunda. Você está vacinado quando recebe as duas doses. Hoje, há o mesmo número de pessoas vacinadas com as duas doses na França e no Reino Unido", acrescentou.


De acordo com os últimos dados disponíveis, 5,3% da população adulta britânica e 5% da francesa receberam as duas doses.
 
Le Drian defendeu uma relação de cooperação com o Reino Unido para que a AstraZeneca cumpra os acordos que assinou com a UE e que cada lado fique satisfeito.
 
"Espero que encontremos um acordo. Seria inverossímil ter uma guerra de vacinas entre Reino Unido e Europa", completou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter