Logo Folha de Pernambuco

Internacional

França anuncia 'operação humanitária' com Turquia e Grécia para retirar civis de Mariupol

Anuncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron, ao término de uma cúpula europeia em Bruxelas, nesta sexta-feira (25)

Presidente da França, Emmanuel MacronPresidente da França, Emmanuel Macron - Foto: Ludovic Marin / AFP

França, Turquia e Grécia realizarão uma "operação humanitária" de evacuação de civis na cidade sitiada de Mariupol, no sul da Ucrânia, "nos próximos dias", anunciou nesta sexta-feira (25) o presidente francês, Emmanuel Macron.

"Vamos iniciar uma operação humanitária com Turquia e Grécia para evacuar todos os que quiserem sair de Mariupol", disse Macron, ao término de uma cúpula europeia em Bruxelas. O chefe de Estado francês acrescentou que trataria do assunto com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "no prazo de 48 a 72 horas".

"Espero poder envolver a maior quantidade de partes interessadas que for possível nesta operação", afirmou o presidente francês, garantindo que estará "em condições" de realizar esta evacuação "nos próximos dias".

Macron explicou que a presidência francesa conversou nesta sexta-feira com o prefeito de Mariupol, "cidade de 400.000 habitantes dos quais hoje restam apenas 150.000", vivendo "situações dramáticas", assinalou.

De acordo com o último balanço informado pela prefeitura de Mariupol, mais de 2.000 civis já morreram na cidade. O presidente ucraniano Volodimir Zelensky disse que ainda há 100.000 pessoas bloqueadas na cidade portuária do Mar de Azov assediada pelas tropas russas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter