França convoca embaixador da Rússia após mensagem sobre Bucha
O ministro das Relações Exteriores fez a convocação através do twitter
O ministério francês das Relações Exteriores convocou nesta quinta-feira (7) o embaixador da Rússia no país por uma mensagem publicada no Twitter, considerada "indecente", pela representação diplomática sobre as atrocidades cometidas na cidade ucraniana de Bucha.
Leia também
• Mortes em Bucha se aproximam de genocídio, diz premiê britânico
• Canadá denuncia 'crimes de guerra' em Bucha e anuncia novas sanções
• Presidente da Ucrânia: ações em Bucha tornam negociações difíceis
"Diante da indecência e da provocação da comunicação da embaixada da Rússia na França sobre o que aconteceu em Bucha, decidi convocar o embaixador russo", tuitou o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian.
Face à l'indécence et la provocation de la communication de l'ambassade de Russie en France sur les exactions de Bucha, j'ai décidé la convocation au Quai d'Orsay ce matin de l'Ambassadeur de Russie.
— Jean-Yves Le Drian (@JY_LeDrian) April 7, 2022
O chefe da diplomacia francesa fez referência a uma mensagem com o título "cenário de filmagem", que segue as declarações de Moscou, que acusa Kiev de criar uma "encenação" com os corpos encontrados na cidade.
De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, os corpos de 410 civis foram encontrados em Bucha e outros territórios da região de Kiev, recentemente recuperada pelas tropas ucranianas.
A Rússia nega ter matado civis em Bucha. O Kremlin e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, citaram uma encenação para a imprensa.