Logo Folha de Pernambuco

conflito

França diz ter bombardeado posições do Estado Islâmico na Síria

"As nossas forças armadas continuam envolvidas na luta contra o terrorismo no Levante", publicou o ministro da Defesa no X

Sébastien Lecornu, ministro da Defesa francêsSébastien Lecornu, ministro da Defesa francês - Foto: Bertrand Guay / AFP

Aviões franceses bombardearam posições do Estado Islâmico (EI) na Síria, anunciou nesta terça-feira (31) o ministro da Defesa, Sebastien Lecornu, nos primeiros ataques no país do Oriente Médio desde a queda de Bashar al-Assad.

"As nossas forças armadas continuam envolvidas na luta contra o terrorismo no Levante", publicou Lecornu no X durante uma visita às forças francesas da missão de paz da ONU no Líbano.

"No domingo, a aviação francesa realizou ataques direcionados contra o Daesh em solo sírio", acrescentou, usando o nome árabe do EI.

O Ministério da Defesa disse à AFP que os caças Rafale franceses e os drones Reaper, de fabricação americana, "lançaram um total de sete bombas sobre dois alvos militares do Daesh no centro da Síria".

A França é membro da coalizão internacional contra o EI no Iraque desde 2014 e na Síria desde 2015.

Após a queda de Assad em uma ofensiva dos rebeldes sírios liderados por um grupo radical sunita, os observadores temem que se abra espaço para o EI se reagrupar e fortalecer.

O grupo EI sobreviveu no Iraque e na Síria, apesar da destruição do seu "califado", que controlava grandes extensões de território em ambos os países entre 2014 e 2019.

Veja também

Fernanda Torres faz história e vence Globo de Ouro
Premiação

Fernanda Torres faz história e vence Globo de Ouro

Embaixada de Israel retira do Brasil soldado investigado por possíveis crimes de guerra em Gaza
INVESTIGAÇÃO

Embaixada de Israel retira do Brasil soldado investigado por possíveis crimes de guerra em Gaza

Newsletter