França e Alemanha serão primeiras visitas de Charles III como rei
O monarca britânico participará de jantar com Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu
O rei Charles III viajará para França e Alemanha no final de março, em suas primeiras visitas estrangeiras como monarca britânico — informaram as Presidências alemã e francesa nesta sexta-feira (3).
O soberano começará sua viagem com uma visita à França, de 26 a 29 de março, detalhou a Presidência francesa.
"Esta visita de Estado, a primeira do soberano antes de sua coroação (em 6 de maio), constitui uma honra para a França e ilustra a profundidade dos laços históricos que unem nossos dois países", afirmou o Palácio do Eliseu em um comunicado.
Leia também
• De homenagem a Philip à recusa de artistas: o que se sabe até agora sobre a coroação do rei Charles
• Charles III retira de Harry e Meghan residência no Reino Unido
A visita “também simboliza a relação de amizade e confiança entre o presidente da República e Sua Majestade o Rei, que, no passado, colaborou estreitamente na proteção da biodiversidade e na luta contra o aquecimento global”, acrescentou a Presidência.
Emmanuel Macron "presidirá um jantar de Estado em homenagem ao soberano e à rainha consorte em 27 de março no Palácio de Versalhes", disse o Eliseu.
Depois, Charles III segue para a Alemanha para uma visita de Estado de 29 a 31 de março.
"É com grande prazer que receberemos o rei Charles e sua esposa, Camilla, no final de março. Aprecio esta visita de Estado, porque o rei decidiu vir à Alemanha antes mesmo de sua coroação", escreveu o presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, em uma nota.
“O fato de o rei Charles ter escolhido Alemanha e França como seus primeiros destinos antes de sua coroação também é um importante gesto europeu”, acrescentou o presidente alemão.
“A ele, mas também a todos os britânicos, gostaria de dizer que nós, na Alemanha, na Europa, desejamos manter relações estreitas e amigáveis com o Reino Unido, mesmo depois do Brexit”, concluiu Steinmeier.