Logo Folha de Pernambuco

mundo

França e Polônia alertam sobre possíveis "concessões" em detrimento da Ucrânia

"Ninguém pode falar pelos ucranianos em seu nome sobre fazer concessões [...] São os ucranianos que têm que fazer isso", disse Macron

O presidente polonês Andrzej Duda (E) recebe o presidente francês Emmanuel Macron no palácio presidencial em Varsóvia, Polônia, em 12 de dezembro de 2024. O presidente polonês Andrzej Duda (E) recebe o presidente francês Emmanuel Macron no palácio presidencial em Varsóvia, Polônia, em 12 de dezembro de 2024.  - Foto: Wojtek Radwanski / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, reiteraram em Varsóvia, nesta quinta-feira (12), que a paz na Ucrânia não pode ser alcançada em detrimento de Kiev e discutiram o possível envio de tropas europeias.

“Ninguém pode falar pelos ucranianos em seu nome sobre fazer concessões [...] São os ucranianos que têm que fazer isso”, disse Macron em comentários conjuntos.

Com o retorno de Donald Trump à Casa Branca em 20 de janeiro, os aliados europeus da Ucrânia temem que os EUA retirem seu apoio ou pressionem por um acordo que prejudique Kiev.

O presidente eleito dos EUA defende um “cessar-fogo imediato” e negociações para encerrar o conflito.

“Temos que trabalhar em estreita colaboração com os americanos e, obviamente, com a Ucrânia para encontrar um caminho possível que leve em conta os interesses da Ucrânia, sua soberania e os interesses dos europeus e sua segurança”, insistiu.

O primeiro-ministro polonês também enfatizou que quaisquer “propostas” sobre a questão devem ser “aceitas” por Kiev.

Tusk confirmou que havia discutido com Macron a possibilidade de enviar tropas para a Ucrânia, mas garantiu que, “no momento”, Varsóvia “não prevê tais intervenções”.

Essas tropas poderiam constituir uma espécie de força de paz para preservar a soberania da Ucrânia, no âmbito de um eventual acordo entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin.

Veja também

Presidente do Panamá pede que Trump mantenha ajuda ao país para deportar migrantes
relações

Presidente do Panamá pede que Trump mantenha ajuda ao país para deportar migrantes

Grupos de defesa dos direitos humanos pedem fim das execuções secretas no Iraque
direitos humanos

Grupos de defesa dos direitos humanos pedem fim das execuções secretas no Iraque

Newsletter