Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

França estende tapete vermelho para Charles III em sua primeira visita como rei

Viagem de três dias busca demonstrar que as bases da aliança entre os países seguem sólidas após o Brexit

Presidente francês Emmanuel Macron (R) e o rei da Grã-Bretanha Charles IIIPresidente francês Emmanuel Macron (R) e o rei da Grã-Bretanha Charles III - Foto: Yoan VALAT/POOL/AFP

O rei britânico Charles III iniciou nesta quarta-feira (20) sua primeira visita oficial à França como Monarca, uma viagem de três dias que busca demonstrar que as bases da aliança entre os países seguem sólidas após o Brexit.

A monarca e sua esposa Camilla chegaram por volta das 14h00 locais (9h00 de Brasília) a bordo do avião real ao aeroporto parisiense de Orly, onde foram recebidas pela primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne.

Prevista para março, sua primeira viagem ao exterior desde sua ascensão ao trono em setembro de 2022 após a morte de sua mãe Elizabeth II deveria ser à França, mas um conflito social o obrigou a adiá-la e seu primeiro destino foi para a Alemanha.

Porém, a agenda movimentada original em Paris e Bordéus (sudoeste) aconteceu quase sem alterações, com um jantar de Estado nesta quarta-feira no Palácio de Versalhes, ao sudoeste da capital, como momento mais inesperado.

“Bem-vindo, Sua Majestade”, escreveu o presidente francês, Emmanuel Macron, na rede social X (antigo Twitter), horas antes de receber Charles III.

O presidente e sua esposa, Brigitte, deverão receber as monarcas durante uma cerimônia no Arco do Triunfo em Paris, onde será acesa a chama do túmulo do soldado desconhecido.

Em seguida, a agenda prevê um cortejo pela icônica avenida Champs-Élysées em um Citröen DS7 conversível, escoltados por 136 cavalos da Guarda Republicana rumo ao Palácio do Eliseu, onde fará uma reunião.

No final do primeiro dia, o presidente e sua esposa ofereceram um suntuoso jantar de Estado no Palácio de Versalhes, símbolo da realeza francesa e da sangrenta revolução republicana de 1789.

Foram convidados políticos, empresários, diplomatas de ambos os países, além de celebridades como o cantor Mick Jagger, o ator Hugh Grant, as atrizes Charlotte Gainsbourg e Emma Mackey, o escritor Ken Follet e o ex-jogador de futebol Didier Drogba, entre outros.

Os passos de Elizabeth II
O jantar aconteceu na Galeria dos Espelhos, onde Elizabeth foi recebida para um almoço em 1957. A rainha falecida voltou a Versalhes em 1972.

Porém, num contexto de inflação, este banquete pode variar a imagem de Macron, seis meses depois da crise pela sua impopular reforma da previdência.

O rei Charles III visitará na quinta-feira o mercado de flores, perto da catedral de Notre Dame em Paris e que desde 2014 leva o nome de Isabel II, que gostava de visitar o local.

Para o especialista em realidade e historiador real Ed Owens, o soberano de 74 anos abordará durante a viagem suas preocupações sobre o clima e meio ambiente, "em seus próprios termos". Esta questão será central principalmente na quinta-feira em Paris e na sua visita a Bordéus na sexta-feira.

As autoridades mobilizaram 8 mil policiais e agentes que chegarão a 12 mil na sexta (22), quando a visita do rei coincidirá com a do papa Francisco a Marselha (sudeste).

Veja também

Conflitos globais crescem 65% em três anos e impactam economia e segurança alimentar, diz relatório
Índice de Intensidade de Conflito

Conflitos globais crescem 65% em três anos e impactam economia e segurança alimentar, diz relatório

'Não é a conduta que a Polícia deve ter', diz Tarcísio após morte de aluno de Medicina
SÃO PAULO

'Não é a conduta que a Polícia deve ter', diz Tarcísio após morte de aluno de Medicina

Newsletter