França estende uso obrigatório de passaporte sanitário para adolescentes
Desde junho, jovens 12 a 17 anos podem ser imunizados com as vacinas da Pfizer e da Moderna no país
Adolescentes e jovens na França terão de apresentar o passaporte sanitário, comprovando sua imunização ou ausência da Covid-19, para poderem entrar em cinemas, restaurantes, piscinas, entre outros estabelecimentos.
A medida já se aplica aos adultos.
"Estou vacinado com duas doses. Tenho meu passe", diz Victor, um estudante de 15 anos de Estrasburgo (nordeste).
Ele conta que a "maioria" de seus amigos é "a favor", mas uma "teve de ser vacinar sem contar para os pais", que são contra.
Leia também
• Justiça do Rio suspende exigência de passaporte da vacina contra Covid
• Nova York exige vacinação anticovid para pessoas mais expostas
• Igarassu amplia para maiores de 14 anos a vacinação
Desde junho, jovens de 12 a 17 anos podem ser imunizados com as vacinas da Pfizer e da Moderna. A partir dos 16 anos, não é necessária a autorização dos pais. Desde então, quase dois terços dos adolescentes foram totalmente vacinados.
O passaporte sanitário é obrigatório para adultos desde 21 de julho. Embora seu uso estivesse previsto para durar até 15 de novembro, o governo francês anunciou na quarta-feira (29) que pretende prorrogar sua vigência até meados de 2022.
Por enquanto, a vacinação não está aberta para menores de 12 anos. Estes, a partir dos 6 anos, são obrigados a usar máscara na escola. Esta medida será suspensa na segunda-feira (4) nos 47 departamentos com baixa incidência de casos de Covid-19.
Desde o início da pandemia, a França acumula mais de 116 mil óbitos por Covid-19. Pelo menos 50,4 milhões de pessoas (74,9% da população) receberam uma dose da vacina anticoronavírus, e 48,5 milhões, o esquema completo de imunização.