França indeniza 45 vítimas de abusos sexuais dentro da igreja
O Inirr indeniza vítimas de padres ou leigos dentro de dioceses ou movimentos juvenis católicos
Quarenta e cinco pessoas na França que foram vítimas de abuso sexual na igreja quando eram menores de idade receberam ou receberão em breve uma compensação financeira, anunciou nesta sexta-feira (30) o presidente da Instância Nacional Independente de Reconhecimento e Reparação (Inirr).
Até ao final de setembro, dos 1.004 pedidos de indenização registrados no Inirr até ao momento este ano, “foram adotadas 60 decisões, 45 delas na área financeira”, declarou a presidente da entidade, Marie Derain de Vaucresson, em conferência de imprensa.
Leia também
• Campanha da PRF alerta para exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes
• Polícia prende homem suspeito de envolvimento em roubo e abuso sexual ocorridos em Ipojuca
• Líder religioso mexicano é condenado nos EUA por abuso sexual
O Inirr, criado pelo episcopado em novembro de 2021, indeniza vítimas de padres ou leigos dentro de dioceses ou movimentos juvenis católicos.
A procura, quando inclui uma parte financeira, é avaliada com base em “três escalas de gravidade” e pode atingir um máximo de 60 mil euros.
"De uma amostra de 38 decisões, nove receberam o valor de 60 mil euros, 21 valores entre 15 mil e 30 mil euros e oito um valor inferior a 15 mil euros", especificou Derain de Vaucresson.