Eleições França

França: pesquisas mostram partido de Le Pen bem à frente do grupo de Macron antes do 1º turno

Partido do Reagrupamento Nacional está com 29% das intenções de voto conntra 20,5% do Ensemble, partido o presidente francês

Marine Le Pen (E) e o atual presidente da França, Emmanuel Macron (D). Marine Le Pen (E) e o atual presidente da França, Emmanuel Macron (D).  - Foto: Joel Saget, Eric Feferberg/AFP

Em pesquisa antes do primeiro turno nas eleições parlamentares francesas do instituto Ifop-Fiducial, os candidatos ao Reagrupamento Nacional (RN), partido liderado por Marine Le Pen, seguem na liderança, sendo creditados com 36,5% das intenções de voto no primeiro turno.

O RN está, portanto, ainda à frente da Nova Frente Popular (NFP) com 29%, a união de partidos de esquerda, e do campo do presidente Emmanuel Macron, o Ensemble (20,5%). Muito atrás, os republicanos receberam 7% das intenções de voto.



Após o segundo turno de 7 de julho, o Ifop-Fiducial prevê entre 225 e 265 assentos para o RN, campo liderado por Jordan Bardella, contra 88 hoje, quando a maioria absoluta está fixada em 289.

O NFP poderia contar com 170 a 200 assentos e o Ensemble com 70 a 100 assentos.

A aliança de Macron perderia a maioria relativa adquirida em 2022: em 9 de junho de 2024, dia da dissolução, 250 deputados compunham o grupo majoritário presidencial.

O índice de participação ainda permanece elevado.

Chegou a ganhar 1 ponto em relação a 27 de junho, ficando em 67%. Para efeito de comparação, durante as eleições legislativas anteriores, 49% dos eleitores foram às urnas.

Além disso, 83% dos eleitores afirmam ter certeza da sua escolha.

Isso significa que apenas 17% dos eleitores afirmam que ainda podem mudar de ideias.

Outra pesquisa publicada nesta sexta foi do Toluna Harris Interactive, mostrando resultado semelhante, com o RN na liderança.

Sua pontuação permanece estável, com 34%. Em número de cadeiras, isso significaria entre 220 e 260 deputados do RN presentes no hemiciclo, segundo esta projeção.

A NFP avança e mantém o segundo lugar com 28% das intenções de voto.

De acordo com as projeções do nosso instituto de pesquisas, o NFP pode reivindicar 120 ou 150 assentos na Assembleia Nacional.

O Ensemble poderia manter entre 80 ou 130 assentos com 20% de intenções de voto (-1 ponto em relação à vaga anterior).

 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter