Internacional

França reforçará envio de armas e material humanitário à Ucrânia

O anúncio foi feito após uma conversa por telefone entre o presidente Emmanuel Macron e seu colega ucraniano Volodymyr Zelensky

Presidente francês Emmanuel MacronPresidente francês Emmanuel Macron - Foto: Ludovic Marin / AFP

A França reforçará o envio de material militar e ajuda humanitária à Ucrânia, anunciou o Palácio do Eliseu neste sábado, após uma conversa por telefone entre o presidente Emmanuel Macron e seu colega ucraniano Volodymyr Zelensky.

O presidente ucraniano agradeceu o envio de material militar "que ajuda na resistência" e o chefe de Estado francês afirmou que "o apoio será reforçado, assim como a ajuda humanitária proporcionada pela França", de acordo com um comunicado.

"A missão dos especialistas franceses que ajudam na coleta de evidências para lutar contra a impunidade e permitir o trabalho da justiça internacional sobre os crimes cometidos no âmbito da agressão russa continuará", completou.

Estados Unidos, França, República Tcheca e outros aliados entregaram armas de longo alcance para ajudar a Ucrânia a enfrentar a ofensiva da Rússia no Donbass, leste do território. 

De acordo com o Palácio do Eliseu, a ajuda humanitária francesa para a Ucrânia representa no momento "mais de de 615 toneladas de material transportado, incluindo equipamentos médicos, geradores para hospitais, ajuda em alimentos, ajuda para alojamento e veículos de emergência".

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter