Migração

França tacha primeira-ministra italiana como "incapaz" devido sua política migratória

Mais de 36 mil pessoas chegaram neste ano à Itália via Mediterrâneo

Giorgia Meloni, primeira-ministra italianaGiorgia Meloni, primeira-ministra italiana - Foto: Andreas Solaro / AFP

O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, indicou nesta quinta-feira (4) que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, "é incapaz de resolver os problemas migratórios" de seu país, que registra chegadas recordes através do Mediterrâneo.

Ele pontuou que a gestão de "Meloni, governo de extrema direita eleito pelos amigos de Marine Le Pen (líder de extrema direita na França), é incapaz de resolver os problemas migratórios para os quais foi eleita".

Darmanin foi questionado na rádio RMC sobre as declarações do presidente do partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional (Rassemblement National, RN), Jordan Bardella, sobre a situação de imigração na fronteira franco-italiana.

"Sim, há um fluxo de migrantes e, em particular, de menores" no sul da França, reconheceu o ministro do Interior, culpando a Itália.

"A verdade é que na Tunísia existe uma situação política que faz com que muitas crianças se desloquem para a Itália, e a Itália é incapaz de gerir esta pressão migratória”, sublinhou.

De acordo com o Ministério do Interior italiano, mais de 36 mil pessoas chegaram neste ano à Itália via Mediterrâneo, contra cerca de 9 mil no mesmo período de 2022.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter