Logo Folha de Pernambuco

Desabastecimento europeu

França vai assumir 100% do controle da empresa de energia EDF em meio a alta das tarifas europeias

A decisão, anunciada em sessão no Parlamento, acontece num momento em que as tarifas de eletricidade não param de subir

Presidente da França, Emmanuel Macron. o líder francês, cujo país exerce a presidência temporária da União Europeia (UE), está sob pressão para viajar a KievPresidente da França, Emmanuel Macron. o líder francês, cujo país exerce a presidência temporária da União Europeia (UE), está sob pressão para viajar a Kiev - Foto: Julien de Rosa / AFP

O governo da França deciciu assumir 100% do controle da empresa de energia Electricite de France (EDF), disse a primeira-ministra do país, Elisabeth Borne nesta quarta-feira (6). A decisão, anunciada em sessão no Parlamento, acontece num momento em que as tarifas de eletricidade não param de subir, situação agravada com a guerra na Ucrânia.

Em paralelo, a Europa enfrenta risco de desabastecimento, já que é dependente do gás russo. No próximo dia 11, um importante gasoduto na Alemanha usado para importar gás da Rússia vai fechar para manutenção e há temor de que não seja reaberto por falta de combustível.

- A emergência climática requer decisões fortes, radicais. Temos de ter controle completo da produção e do nosso futuro na área de energia. Temos que assegurar a soberania diante das consequências da guerra e dos desafios colossais à frente. Por isso, confirmo hoje a intenção do Estado de deter 100% do capital da EDF - disse Elisabeth

A EDF já é uma estatal. O Estado fancês detém 84% do seu capital. Mas a decisão do governo da França indica mudança na estratégia para o setor, algo que já havia sido sinalizado pelo presidente Emmanuel Macron durante a campanha por sua reeleição, em março.

Na época, Macron disse que a ESF seria estatizada para sustentar a independência energética da França e as metas de neutralização de emissões de carbono, com a constução de novas usinas nucleares.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter