Frente fria chega ao Brasil e provoca chuva
Esse tipo de fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico
O Brasil não está sob o risco de ser atingido por um ciclone bomba nesta terça-feira, 12. De acordo com a MetSul Meteorologia, o que está prevista é a chegada de uma frente fria que deve trazer chuva e diminuir as temperaturas.
"Nenhum dado indica a chance de um ciclone bomba atingir o Sul do Brasil durante esta terça-feira. O que haverá será uma frente fria que vai cruzar a região com chuva, mas não há nenhum indicativo de ciclogênese explosiva", afirma a empresa de meteorologia.
Segundo Estael Sias, diretora da MetSul Meteorologia, o registro de um ciclone bomba, cogitado na semana passada, já foi descartado pelos meteorologistas.
Leia também
• Brasil tem que fazer onda protecionista também, mas de forma transparente, diz Mercadante
• Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019
• COP29 começa com apelo por cooperação mundial a favor do clima após eleição de Trump
Esse tipo de fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico. A baixa pressão atmosférica causa rajadas de ventos e pode provocar, também, tempestades.
Conforme a MetSul Meteorologia, a frente fria virá acompanhada de muitas nuvens e chuvas avançando por Santa Catarina e o Paraná nesta terça-feira. Mas sem riscos, de uma forma geral.
No Rio Grande do Sul, o dia será marcado por tempo firme no oeste e no sul. Há possibilidade de chuva ou garoa na metade norte do Estado gaúcho. Com o ingresso de ar mais frio, há expectativa para ventos de até 70 quilômetros por hora no leste do Rio Grande do Sul.
Quando volta a chover em São Paulo?
De acordo com a Meteoblue, há previsão para precipitações elevadas na próxima quarta-feira, 13, e principalmente no sábado, 16, para a cidade de São Paulo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a propagação da frente fria também muda o tempo no decorrer da semana na capital paulista, provocando chuvas generalizadas e declínio das temperaturas.
A terça-feira começou o dia com sol e temperaturas em rápida elevação. Entre o fim da tarde e o decorrer da noite, a aproximação da frente fria deve causar aumento de nebulosidade e rajadas moderadas de vento, além de favorecer a ocorrência de pancadas isoladas de chuva de fraca a moderada intensidade.