Logo Folha de Pernambuco

Opinião

Frevo? Espera mais um ano, amor

Envia-me o vídeo da música “Um frevo feito pra pular fevereiro”, uma querida amiga. Graça divina. Para abrandar a melancolia, pela falta do Carnaval por mais um ano. 

Neste vácuo carnavalesco, caiu do céu “Um frevo feito pra pular fevereiro”; bela canção que traz saudades e conforta. Um “frevo desses que faz demais a gente se distinguir”, como diz o hino do Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José. 

Para os recifenses e olindenses, não existe fevereiro sem frevo. Como para os cristãos não existe dezembro sem Natal.

Faz tempo que o frevo é a maior manifestação cultural das cidades-irmãs, Recife e Olinda, a lendária e a eterna, assim carinhosamente notabilizadas, em música, pelo grande compositor Capiba, sinônimo de frevo.
O Sítio Histórico de Olinda e o velho Bairro do Recife mudos e vazios, em fevereiro, é um desconsolo para quem vive, conhece e frequenta essas localidades. Na circunstância atual, caso um autêntico folião que nesse período venha a se encontrar num ou noutro lugar, sozinho, andando, no meio do silêncio pungente de suas ruas, talvez não se contenha e grite, com toda a força: Freeeeeeeeeevo! Cadê Vassourinhas, Pitombeiras, Elefantes, Cerolas, O Homem da Meia-Noite, Eu Acho é Pouco, O Maluco Beleza... Toquem! Cantem! - Cadê o Bloco das Ilusões, o das Flores, o da Saudade, o Flor de Lira, o Cordas e Retalhos, o Confetes e Serpentinas, os Banhistas do Pina... Toquem! Cantem! 

A ausência inesperada do Carnaval e do frevo engessou um lado feliz da vida, mas não para sempre. Apenas “foi uma serpentina partida”, jogada nos salões, não só do Recife e Olinda, mais também de Maceió, João Pessoa, Natal e de tantas outras cidades brasileiras que em breve voltarão a escutar os clarins de Momo. 
A música “Um frevo feito pra pular fevereiro” mexe com os sentimentos dos foliões e dos músicos, dos cantores e dos blocos, e dos diversos segmentos da alegria momesca, diante da privação da festa.

Cantar é uma esperança para trazer de volta o que faz bem à alma. Então cantemos “Um frevo feito pra pular fevereiro”, acompanhando o compositor PC Silva e a intérprete Flaira Ferro... “Tenho razões pra fazer /Um frevo que faça chorar /Um frevo feito pra pular fevereiro /A dor de um ano inteiro /Ainda teimando em doer /Desde a quarta-feira de cinzas /Passada que espero pra ver - Sorriso subindo ladeira /Olinda naquele refrão /Iremos cantar a ti outro ano /Enrola o confete no pano /Consola a dor do dragão /No ano que vem eu prometo /Que faço algum frevo canção de amor - Pra batata da perna doer /A deliciosa dor /De subir a Ladeira da Sé /Como é, diz por favor /Que a gente consegue /Esperar mais um ano amor?" 


Administrador de empresas e articulista
[email protected]


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter