Fruta: comer ou tomar o suco?
Eu sempre indico para os pacientes que, de preferência, é melhor consumir a fruta em sua forma natural em relação ao suco.
Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar
Uma internauta da coluna perguntou: “É melhor comer ou tomar o suco da fruta?”
Eu sempre indico para os pacientes que, de preferência, é melhor consumir a fruta em sua forma natural em relação ao suco.
Ao comer a fruta você terá o acréscimo das fibras que compõem a casca, o bagaço e até as sementes. Você garantirá mais absorção de nutrientes: vitaminas, antioxidantes e sais mineiras.
Para quem está em processo de emagrecimento, comer a fruta é ainda melhor por causa do fluxo intestinal, que se torna mais leve e as fibras irão saciar mais o organismo.
Ao fazer o suco de laranja, utilizará em média 3 laranjas e terá uma concentração maior da frutose, que é o açúcar da fruta. Então, o pico de insulina aumentará. É mais açúcar circulando no sangue.
Portanto, neste sentido, é mais aconselhável comer a fruta em relação a tomar o suco. E com esse calor que estamos uma fruta bem geladinha e limpinha cai muito bem.
Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro
*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468. E-mail: [email protected]
Pílulas
OdontoSesc no RioMar
O Sesc vai iniciar, nesta segunda-feira (20), atendimento odontológico no Shopping RioMar. Durante 90 dias úteis, trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes poderão iniciar ou dar continuidade aos cuidados com a saúde bucal com o OdontoSesc. A unidade móvel vai funcionar no estacionamento do centro de compras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Informações e agendamento: (81) 99632.8382
Palavra do Especialista
Visitar o dermatologista, pelo menos uma vez por ano, é fundamental
Mesmo com o uso diário do protetor solar, o autoexame da pele ainda é a melhor prevenção ao câncer de pele. Dessa forma, de seis em seis meses deve-se prestar atenção na presença de manchas disformes e pintas escuras e na evolução das mesmas. Se houver alguma dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. A ida ao dermatologista uma vez por ano é fundamental. É importante ainda alertar que os pacientes com histórico familiar de câncer de pele realizem a Dermatoscopia, exame que funciona como um microscópio que aumenta o tamanho da lesão realizado pelo dermatologista.
Patrícia Guimarães é médica dermatologista da Real Derma.