Logo Folha de Pernambuco

Queimadas

Fumaça de queimadas na Amazônia e no Paraguai cobre céu de cidades no RS

A massa de ar quente que cobre o Centro e o Norte da América do Sul está favorecendo um elevado número de incêndios em todo o continente

Queimadas devastam região do PantanalQueimadas devastam região do Pantanal - Foto: Mayke Toscano/Secom MT

Muitas cidades do Rio Grande do Sul amanheceram nesta sexta-feira (20) com céu de coloração marrom e ar denso por causa da fumaça provocada por queimadas que estão ocorrendo no Sul da Amazônia, no Centro-Oeste e em países vizinhos, como Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.

O fenômeno foi observado principalmente na região norte do estado e, apesar de ter chamado atenção dos moradores, é comum nesta época do ano de clima mais seco, de acordo com o serviço de meteorologia MetSul.

A massa de ar quente que cobre o Centro e o Norte da América do Sul está favorecendo um elevado número de incêndios em todo o continente. A situação é particularmente grave no Paraguai onde, por causa das temperaturas que ultrapassam os 40º C há vários dias, muitos focos de calor estão sendo registrados nas regiões central e meridional do país.
 



"Pela proximidade do Rio Grande do Sul e a trajetória do vento em altitude, acaba tendo grande impacto na presença de fumaça sobre o território gaúcho", explicou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.
A fumaça vinda do Paraguai foi reforçada pelos ventos que sopram da região sul da Amazônia e que trazem ar denso causado pelos incêndios que estão ocorrendo também na Bolívia, no nordeste da Argentina, e parte do Centro-Oeste brasileiro.

Nos próximos dias, o fluxo de fumaça deve continuar cobrindo parte do Rio Grande do Sul, mas num movimento de descida do noroeste para o sudeste. Já a frente fria que chegou ao estado nesta sexta deve começar a recuar para o Uruguai e o sul gaúcho no fim de semana.

Em cidades onde é prevista chuva, o MetSul não descarta a possibilidade de ocorrer "chuva preta" com a precipitação do material particulado das queimadas junto com a água da chuva. Nos últimos anos, há registros de precipitações escuras em cidades do Sul e do Sudeste do Brasil provocadas pela fumaça.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter