Logo Folha de Pernambuco

Campanha

Funase recebe doação de livros para jovens em internação provisória

Mais de 120 adolescentes já foram beneficiados pelo projeto pedagógico 'Entre livros e textos: leitura, diálogo e relações sociais'

O projeto pedagógico já impactou mais de 120 jovens em internação provisóriaO projeto pedagógico já impactou mais de 120 jovens em internação provisória - Foto: Arquivo/Funase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está disponibilizando pontos de arrecadação de livros na cidade do Recife, na Região Metropolitana, e em Caruaru, no Agreste do estado. A ação tem o propósito de ampliar o projeto pedagógico desenvolvido com adolescentes em internação provisória. Intitulado “Entre livros e textos: leitura, diálogo e relações sociais”, o projeto pedagógico já beneficiou mais de 120 jovens.

Os encontros ocorrem duas vezes por semana no Centro de Internação Provisória (Cenip), em Caruaru, onde os jovens ficam até 45 dias à espera de sentença judicial. O objetivo é aproximá-los da leitura, estimulando o senso crítico sobre desigualdades sociais a partir de obras discutidas em grupo. 

A iniciativa, que está concorrendo ao 17º Prêmio Innovare, cujos vencedores serão divulgados até o fim deste ano, tem adesão voluntária. O projeto é desenvolvido pela pedagoga Maurinúbia Moura e pela assistente social Natália de Melo, servidoras da Funase e integrantes da equipe técnica do Cenip Caruaru.

“Devido ao curto período que os adolescentes ficam na unidade, temos muita rotatividade. Por isso, é importante que a gente possa diversificar as obras disponibilizadas. Todo mundo que tem um livro paradidático em casa, que não utilize mais, pode fazer uma doação e contribuir com esse trabalho. Devolver ao convívio social adolescentes em condições diferentes daquelas que os levaram à Funase é um interesse que toda a sociedade pode abraçar”, afirma Maria Clara Amorim.

Estímulo à produção de redações

Os participantes são estimulados a produzir redações, que são anexadas aos relatórios encaminhados ao Judiciário com o intuito de mostrar o viés produtivo do período que passam na Funase, além de contribuir com a avaliação dos processos de cada um.

Onde e como doar livros?

Em Caruaru, os interessados podem se dirigir à portaria do Cenip Caruaru, localizada na Fazenda Alagoinha, Estrada Carroçável, Sítio Lagoa dos Porcos, Boa Vista II. Outras formas e pontos de coleta, através dos telefones (81) 3725.7594, 3725.7596 ou 99488.2274.  

Já no Recife, o público pode fazer as doações na sede da Funase, localizada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 773, Aflitos. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (81) 3184.5477 ou 3184.5478.

Veja também

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo
ARGENTINA

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Newsletter